Fenasps

sexta-feira, 03/03/2023

FENASPS solicita suspensão do reajuste nos planos de saúde em audiência na Direx da GEAP

Nessa quinta-feira, 2 de março, a FENASPS se reuniu em audiência pela primeira vez com o novo Diretor-presidente da Diretoria Executiva (Direx) da GEAP/Saúde, Douglas Figueredo. Na ocasião, a FENASPS solicitou a suspensão imediata do reajuste da contribuição nos planos de saúde. Desde o último dia 1º de fevereiro, vale ressaltar, as tabelas dos planos da GEAP/Saúde foram reajustadas em 9,1%.

A FENASPS – representada pelos diretores Cleuza Faustino (MG), Djalter Rodrigues (RN), Márcio Freitas (RN), Willian Aguiar (ES), Carmem Marques (CE) e Valmir Braz (SC) – ressaltou que os reajustes nos planos da GEAP têm causado grande evasão de uma carteira que já sofre com um declínio assustador de vidas, já que os salários dos servidores não comportam mais os valores da contribuição. A diretora do Sindsprev/RN, sindicato filiado à FENASPS, Estela Alves, também participou da reunião. Confira na galeria de fotos abaixo:

FENASPS participa de reunião com o novo Diretor Executivo da GEAP (fotos: Pedro Mesidor)

A reunião contou – além da Direx – com a participação dos assessores jurídicos da GEAP, Eduardo Cavalcante e Edmilson Lins; do Diretor de Relacionamento (Direl), José Pacheco; do assessor Executivo, Carlos Augusto Bellintani, e, representando a Gerência de Suprimentos e Serviços (Gesup), Rubens Bastos.

A FENASPS, logo no início da reunião, fez um relato histórico da luta empreendida pela federação, que enquanto entidade representativa dos servidores e servidoras tem lutado incansavelmente pela manutenção e fortalecimento da GEAP.

Ainda, a FENASPS fez um breve resgate das lutas mais recentes da Federação junto ao Governo Federal para que aumente o per capita patronal (parte do Governo nos custeio dos planos de saúde), consequentemente aliviando o tão comprometido orçamento dos assistidos pelos planos da GEAP. Relembre algumas das ações recentes da Fenasps nos links abaixo:

  • CNM/FENASPS percorre gabinetes de deputados na luta por reajuste e apoio para cumprimento dos acordos de greve – clique aqui
  • Na GEAP, Fenasps busca soluções para frear evasão de assistidos dos planos de saúde – clique aqui
  • Fenasps busca apoio no Senado para redução das mensalidades dos assistidos pela GEAP – clique aqui
  • GEAP realiza desligamento de beneficiários por não pagamento de boletos referentes à liminar de 2016. Fenasps questiona – clique aqui
  • Com nova gestão, Diretoria Executiva da GEAP recebe Fenasps em reunião – clique aqui



O Diretor Executivo (Direx) da GEAP afirmou, por sua vez, que defende uma gestão participativa, e com essa visão, não haverá nenhuma dificuldade em retornar com os Conselhos Regionais, que enquanto funcionaram, foram uma importante ferramenta de comunicação para chegar aos problemas localizados na ponta enfrentados pelos assistidos pela GEAP.

Além disso, Figueredo se comprometeu a manter uma agenda periódica de reuniões com a FENASPS. O Direx afirmou que será organizada uma agenda bimensal com as entidades que têm assistidos em suas bases, e declarou que está se inteirando da situação atual da Fundação para em seguida organizar as agendas.

Outras reivindicações

Na reunião com o Diretor Executivo da GEAP, além da suspensão do reajuste nas contribuições, a FENASPS reivindicou outros pontos de interesse dos assistidos. Confira nos tópicos:

Parcelamento de dívidas

Os representantes da FENASPS reivindicaram o parcelamento das dívidas dos assistidos da GEAP que se encontram inadimplentes. É importante ressaltar que há assistidos que possuem dívidas muito altas, com parcelamento em até 12 vezes, dificultando àqueles que não conseguem pagar.

A FENASPS argumentou que as parcelas precisam ser de acordo com a remuneração e o volume da dívida do assistido, adequando as parcelas a um valor crível de ser pago pelos servidores e servidoras, mantendo-os nos planos.

Paridade no per capita patronal

Os representantes sindicais solicitaram que o Diretor Executivo seja um porta-voz junto ao governo para garantir a paridade nos custeios dos planos da autogestão: 50% para o servidor e 50% do per capita para governo (o chamado per capita patronal), já que em outros ministérios o governo paga um valor bem maior do pago à GEAP a título de benefício em Saúde.

A FENASPS expôs também que o per capita repassado pelo governo aos novos servidores admitidos em concursos públicos é suficiente para cobrir os valores desses servidores, porém eles se encontram atualmente em operadoras privadas de Saúde, sustentadas com dinheiro público e que no mercado impedem as autogestões de montarem sua rede, ou seja, é uma disputa de mercado desleal.

Rede credenciada e cobertura

A Federação cobrou que as redes de prestadores de serviços nas capitais e no interior sejam revistas e recompostas de acordo com as necessidades e de acordo com a demanda.

Os representantes sindicais dialogaram com Diretor Executivo para que sejam revistos os planos de saúde com cobertura menor, já que não consideram politicamente correto o lançamento de planos nos quais o assistido não encontra disponibilidade de rede na capital e principalmente no interior.

Em relação àqueles(as) assistidos(as) que ainda se encontrem no antigo plano GEAP Saúde, a FENASPS reivindicou para que sejam transferidos automaticamente para o GEAP Saúde II, já que alguns assistidos relataram transtornos causados aos servidores quando vão solicitar portabilidade para outros planos.

A FENASPS solicitou, ainda, do Diretor Executivo que haja mais agilidade nas autorizações e ainda a ponham em discussão a descentralização dessas autorizações. A Federação reivindicou que a Direção da GEAP/Saúde reveja a politica de demissão dos trabalhadores da casa, pincipalmente as que ocorreram de acordo com um caráter político. A FENASPS solicitou que as demissões, principalmente aquelas próximo à aposentadoria, sejam revistas, nesse caso.

Por fim, os representantes da FENASPS solicitaram um Estudo Atuarial independente para verificar como está a situação financeira da Autogestão. É fundamental que a nova gestão da Fundação se comprometa com os seus assistidos e assistidas, já que a GEAP/Saúde é um patrimônio histórico dos trabalhadores(as) e precisa ser respeitado!

Só a luta muda a vida!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...