Fenasps

quinta-feira, 16/02/2023

FENASPS participa da primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação com o Governo. Confira a live de avaliação

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a FENASPS e mais onze entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), além de doze entidades do Fonacate, participaram da primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente com o Governo Federal, reinstalada no último dia 7 de fevereiro.

FENASPS esteve na reunião com o governo na Mesa Nacional de Negociação (fotos acima: Raphael de Araújo/Fenajufe)

A FENASPS, representada pelo diretor Moacir Lopes (foto em destaque acima), e demais entidades sindicais cobraram do governo uma resposta formal às reivindicações presentes no ofício protocolado no primeiro dia útil do atual governo. Em síntese, as reivindicações dos SPFs são:

  • Reajuste salarial de 26,94%;
  • Aumento dos valores dos auxílios (alimentação, transporte e creche);
  • Revogação das medidas prejudiciais ao Serviço Público implementadas no governo Bolsonaro – decretos, Instruções Normativas (IN) e portarias.
Entidades do Fonasefe que participaram da reunião na Mesa Nacional de Negociação. FENASPS presente! (foto: Luciano Beregeno/ANDES-SN)

Proposta sobre a GEAP/Saúde

A FENASPS e demais entidades chegaram a fazer uma outra proposta, que beneficiaria os trabalhadores(as) assistidos pelos planos de saúde que possuem convênio com o Governo, como no caso da GEAP Saúde. A ideia é utilizar o patrimônio que a autogestão possui em caixa, à parte daquilo que está na chamada “reserva técnica”, para dar um alívio nas contribuições dos assistidos.

Vale ressaltar que a GEAP Saúde reajustou em 9,1% as tabelas dos seus planos e os novos valores já estão sendo cobrados desde o dia 1º de fevereiro. A FENASPS avalia que o aumento representa um enorme impacto no orçamento dos servidores do Executivo Federal, que estão há seis anos sem recomposição salarial e acumulam perdas inflacionárias que representam 40% da remuneração.

A FENASPS trava há anos uma luta contra os reajustes com percentuais absurdos nos últimos anos. Em 2021, em pleno auge da pandemia de Covid-19, o reajuste chegou a 45,58%. É preciso dar um basta a esses abusos! A FENASPS sugeriu ao secretário Sérgio Mendonça que a direção da GEAP e de outros planos de saúde sejam convocadas para discutir sobre estes reajustes abusivos.

Live de avaliação

A princípio, apesar de ter sido divulgada uma informação no jornal Folha de S. Paulo de que o Governo Federal reajustaria os salários em 9% até abril, nenhum proposta oficial foi colocada na mesa. Contudo, os representantes do Governo afirmaram que devem encaminhar, por escrito, uma proposta oficial na tarde desta quinta, 16, ou na sexta-feira, 17 de fevereiro. Uma próxima reunião com o governo ficou pré-agendada para 27 ou 28 de fevereiro.

Ao final da reunião, o diretor Moacir Lopes gravou um vídeo com um breve resumo do que foi debatido pelas entidades sindicais e o Governo. Assista abaixo:

Todos os detalhes da reunião ocorrida com o Governo Federal foram passados à categoria em uma live realizada pelo Fonasefe às 18h desta quinta-feira, 16.

Na live, os dirigentes das entidades explicam o que foi discutido na reunião da Mesa Nacional com o Governo (reprodução: Fonasefe)

A categoria pôde participar da live na página da FENASPS no Facebook, que a retransmitiu da página do Fonasefe. Curta as duas páginas para ser notificado(a) quando estivermos ao vivo da próxima vez! A live também foi transmitida pelo Youtube. Confira aqui a íntegra da transmissão. Assista abaixo à participação da FENASPS na live do Fonasefe:

A sua participação é muito importante para nós!

Nenhuma conquista foi sem luta!

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...