Fenasps

terça-feira, 03/01/2023

Com banho de sal grosso na Economia, entidades do Fonasefe solicitam abertura de negociação sobre SPFs ao governo Lula

As entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, já no primeiro dia útil de 2023, nesta segunda-feira, 2 de janeiro, protocolaram ofícios aos novos ministérios do Governo Lula: Casa Civil, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e Fazenda, solicitando abertura de negociação com os representantes de servidores públicos.

Diversas entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, participaram do ato de protocolo da solicitação de abertura de negociação com o governo (foto: reprodução Fonasefe)

No ofício, as entidades do Fonasefe, desejam êxito ao novo governo empossado na tarefa reconstruir o Brasil depois de quatro anos de caos e destruição do Serviço Público.

As entidades sindicais apresentam questões urgentes para o conjunto de todo o serviço público brasileiro, relembrando o conjunto de ataques sofridos pelos servidores públicos federais (SPFs) no antigo governo Bolsonaro, ressaltando a situação do congelamento dos salários que em algumas categorias chega até sete anos sem nenhuma reposição salarial.

No documento, o Fonasefe solicitou uma audiência de negociação com o atual governo, em caráter de urgência, para apresentar as proposições:

1) A possibilidade de ocorrer remanejamentos no orçamento 2023, aprovado pelo congresso, visando atender à nossa demanda do reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos de (des)governo Bolsonaro, aproximadamente 27%;

2) Discutir, ouvindo os servidores e servidoras, como podemos estabelecer os índices e o período do nosso reajuste salarial de 2023, com o valor orçamentário consolidado, buscando diminuir ao máximo as perdas salariais do último período.

3) Abrir uma negociação sobre os benefícios que impactam sobre nossos salários, que estão congelados desde o último acordo firmado em 2012.

Durante o governo Bolsonaro, o Fonasefe fez várias solicitações para abertura de negociação e muitas delas ficaram sem resposta. Agora, a luta será durante o Governo Lula (foto: reprodução Fonasefe)

Confira aqui a íntegra do ofício.

Banho de sal grosso

Aproveitando a oportunidade do protocolo dos ofícios, os representantes das entidades do Fonasefe realizaram um ato simbólico em frente ao antigo Ministério da Economia, chefiado pelo ex-ministro Paulo Guedes, que elegeu os servidores públicos como seus principais inimigos.

O balanço do governo Bolsonaro para os servidores foi de: nenhum reajuste – sem qualquer sinal de negociação por parte do Executivo; defesa da PEC 32; “granadas no bolso dos servidores” e a maior perda salarial acumulada. E o ministro da Economia ainda teve a “coragem” de chamar os servidores públicos de parasitas! Não nos esqueceremos!

Diante desse histórico de falta de negociação e arrocho salarial, as entidades fizeram um banho de sal grosso no ministério, para tirar as energias ruins do governo anterior e abrir os caminhos para boas negociações para os SPFs. Na cultura popular, o sal grosso é conhecido pelo seu poder de espantar a inveja e o mau-olhado.

O ato simbólico foi destaque na imprensa (veja também aqui e aqui), e também nas redes sociais. Assista no vídeo abaixo:

Representantes das entidades do Fonasefe jogam sal grosso na entrada do ex-ministério da Economia para tirar as energias negativas do antigo governo (crédito: Monalisa Resende/Ascom Sinasefe)

Seguiremos na luta por recomposição salarial e valorização profissional para os(as) SPFs!

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...