Fenasps

segunda-feira, 06/02/2023

FENASPS confirma participação na reabertura da Mesa Nacional de Negociação com o governo

A FENASPS confirmou nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a participação na reunião de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, um espaço de debate entre o Governo Federal e as entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs).

Convite oficial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

A reunião para reativação da Mesa Nacional será nesta terça-feira, 7 de fevereiro, às 10h, no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília, e contará com a participação de oito ministros, do secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e diversas entidades do Fonasefe, que definiram detalhes sobre as propostas em um encontro virtual realizado na última sexta-feira, 3.

Negociação, já!

A Mesa Nacional foi originalmente instalada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seguiu sendo o principal espaço de debate e negociação entre o Governo Federal e as entidades sindicais até sua desativação, em 2016.

A solenidade de reinstalação da Mesa, que ocorre nesta terça, 7 de fevereiro, visa justamente resgatar a política de reconhecimento da representatividade e legitimidade das entidades sindicais representativas dos SPFs, além de reforçar a necessidade de manutenção de um canal permanente de diálogo entre as entidades e o Governo Federal.

Nas gestões Temer e Bolsonaro – entre 2016 e 2022 – as negociações foram muito reduzidas, não coincidentemente em um período de sete anos em não houve nenhuma reposição das perdas inflacionárias dos SPFs, que se acumularam, chegando a quase 40% no mesmo período.

Atualmente, o Fonasefe e Fonacate, fóruns que congregam diversas entidades sindicais que representam SPFs de várias carreiras, estão reivindicando 27% de reposição salarial, que cobririam a inflação apenas dos últimos quatro anos (2019 a 2022), além de outros eixos expostos em uma carta que foi divulgada no lançamento da Campanha Salarial 2023 e que vem sendo apresentada aos parlamentares do Congresso Nacional para que demonstrem apoio às demandas dos SPFs.

As conquistas virão somente com luta coletiva!

Últimas notícias

terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...
terça-feira, 16/04/2024 Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo Com participação de militantes de vários estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, ...
segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...