Fenasps

quarta-feira, 01/02/2023

Na abertura das atividades do Legislativo em 2023, FENASPS e entidades do Fonasefe realizam ato na Câmara

Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, data que marca a posse de 27 senadores e 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022, a FENASPS e demais entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram um ato público no Anexo II da Câmara dos Deputados, já tradicional espaço de manifestações dos trabalhadores(as).

O objetivo principal do ato foi para que se crie um fato político que pressione o Governo Federal a atender às reivindicações dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) – que protocolaram uma pauta emergencial já no primeiro dia útil de 2023.

Entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, realizam ato com entrega de carta solicitando apoio aos parlamentares na luta por recomposição salarial (fotos: Luciano Beregeno/Andes-SN)

Além disso, as entidades sindicais buscam angariar apoio de parlamentares para que apoiem a luta por recomposição salarial dos SPFs, cuja grande maioria das categorias amargam mais de seis anos sem qualquer recomposição das perdas inflacionárias.

Apoio parlamentar é fundamental

Na manifestação, foi entregue aos deputados e deputadas a carta do Fonasefe e Fonacate, subscrita pela FENASPS, que informa aos integrantes das casas congressuais que os SPFs tiveram perdas salariais de 27%, apenas nos últimos quatro anos, e solicitando-lhes apoio para interlocução junto ao Governo Federal, celeridade na aprovação da proposta consensuada na mesa de negociação e manutenção do diálogo com as entidades sindicais. Confira aqui a carta.

Também nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, as entidades do Fonasefe divulgaram uma carta-manifesto em repúdio aos ataques à democracia por nazifascistas apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, ocorridos no último dia 8 de janeiro.

A FENASPS, representada no ato desta quarta, 1º, pelos diretores Moacir Lopes e Laurizete Gusmão, interpelou os deputados e deputadas federais Bohn Gass (PT/RS), Guilherme Boulos (PSol/SP), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Rogério Correia (PT/MG), Tadeu Veneri (PT/PR), que declaram apoio às pautas dos SPFs.

A deputada federal eleita pelo Estado de São Paulo, e nomeada ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, também se manifestou favoravelmente aos trabalhadores(as) do funcionalismo federal.

Categoria precisa estar mobilizada!

No ato realizado no Congresso Nacional, a FENASPS ressalta que é de suma importância que a categoria esteja mobilizada, cobrando também dos parlamentares nos seus estados de origem.

A luta é o caminho para que os trabalhadores e trabalhadoras consigam o atendimento de suas reivindicações! Assista abaixo vídeo com o resumo do ato desta quarta, 1º.

Só conquista quem luta!

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...