Fenasps

sexta-feira, 03/02/2023

Entidades do Fonasefe definem detalhes sobre participação na reabertura da mesa de negociação com o Governo

Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, a FENASPS esteve presente na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que definiu detalhes sobre a participação do fórum na reabertura da mesa de negociação com o Governo Federal, que ocorre nesta terça-feira, dia 7.

Ficou estabelecido que cada entidade terá direito a indicar dois dirigentes sindicais, e a orientação é para que seja respeitada a paridade de gênero, ou seja, um homem e uma mulher.

Ainda, quatro das entidades que compõem o fórum – FENASPS, Fasubra, Condsef e Sinasefe – se reunirão na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, para combinar as falas e buscar garantir a paridade de gênero e participação de negros e LGBTQIA+ na representação.

O Fonasefe buscará garantir que haja uma transmissão ao vivo do ato de lançamento das mesas de negociações, para que toda a categoria possa acompanhar o debate.

Pautas

Na reunião nesta terça-feira, 7, o Fonasefe apresentará como proposta de metodologia a criação de duas mesas de negociação: uma Geral, com a participação de todas as entidades sindicais do Fonasefe e do Fonacate, e outra, Específica. A mesa Geral de negociação tem os seguintes eixos:

  1. Reajuste Emergencial (26,94%);
  2. Reajuste dos Benefícios (saúde, creche e alimentação);
  3. Revogaço” das medidas do governo Bolsonaro que atacou o Serviço Público e as(os) servidoras(es);
  4. Campanha Salarial 2024, unificando todas as categorias em defesa da reposição salarial relativa a 1º de julho de 2010 (último reajuste do governo Lula);
  5. Ganho real de salário de acordo com o crescimento do PIB no período.

Já nas mesas específicas, cada entidade discute a reestruturação da carreira e suas demandas próprias. Vale ressaltar que a FENASPS protocolou diversos ofícios nos órgãos do governo, indicando as seguintes pautas de reivindicação:

Neste momento, a FENASPS ressalta que é de suma importância que a categoria esteja mobilizada, cobrando também dos parlamentares nos seus estados de origem apoio às demandas da categoria e à valorização do Serviço Público e dos servidores(as), essenciais para o país e para a população brasileira. A luta é o caminho para que os trabalhadores e trabalhadoras consigam o atendimento de suas reivindicações!

SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTAS!


Confira aqui o relatório completo da reunião do Fonasefe desta sexta, 3 de fevereiro.

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...