Fenasps

quinta-feira, 12/01/2023

FENASPS solicita abertura de negociação com os SPFs na apresentação do secretário de Gestão e Relação do Trabalho

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a FENASPS esteve presente na solenidade se apresentação do secretário de Gestão de Pessoal e Relação do Trabalho, Sérgio Mendonça. Também participaram do evento diversas entidades sindicais e a ministra de Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck. O diretor Moacir Lopes (foto abaixo) representou a federação.

Mendonça, assim como ocorreu durante as gestões de Dilma Rousseff (2011 a 2016) e na primeira do presidente Lula da Silva (2003 a 2006), será o gestor responsável pela intermediação das negociações entre as entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs) e o Governo Federal.

A FENASPS também esteve presente na solenidade de posse de Mendonça em 2012, apresentando as pautas dos trabalhadores à época. Relembre aqui como foi.

Em busca de negociação

A secretaria chefiada por Sérgio Mendonça está vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação, para o qual a FENASPS e demais entidades do Fonasefe apresentaram a pauta geral dos servidores públicos federais (SPFs) e o pedido de abertura de negociação.

O secretário afirmou que o novo ministério de Gestão e Inovação (MGI) fará esforços para estabelecer um processo de negociação com os servidores públicos, já que durante a última gestão do Governo Federal esse processo recuou muito, ou ficou “quase inexistente”, segundo ele.

Ao final da solenidade, a FENASPS e demais entidades do Fonasefe entregaram nas mãos do secretário Mendonça e da ministra Esther Dweck (veja nas fotos abaixo) um ofício com a pauta emergencial dos SPFs, já protocolado no último dia 2 de janeiro, e outro solicitando a instalação urgente de uma mesa de negociação permanente com as entidades dos servidores públicos.

Questionado pelas entidades sindicais quando a mesa de negociação será de fato iniciada, Mendonça afirmou que dependerá da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, mas adiantou que em breve será recriado um espaço de negociação com as entidades dos servidores públicos.

“No final de janeiro ou, na pior das hipóteses, no início de fevereiro vamos retomar a mesa nacional. Se atrasar, será muito pouco”, afirmou Mendonça, assumindo o compromisso de abrir o canal de diálogo com as entidades sindicais. Veja no vídeo abaixo:

Sérgio Mendonça se compromete a instalar a mesa de negociação entre o final de janeiro e o início de fevereiro (vídeo gravado por Graziela Almeida/Condsef)

FENASPS seguirá lutando por recomposição salarial dos servidores(as) da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa!

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...