Fenasps

segunda-feira, 06/02/2023

FENASPS confirma participação na reabertura da Mesa Nacional de Negociação com o governo

A FENASPS confirmou nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a participação na reunião de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, um espaço de debate entre o Governo Federal e as entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs).

Convite oficial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

A reunião para reativação da Mesa Nacional será nesta terça-feira, 7 de fevereiro, às 10h, no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília, e contará com a participação de oito ministros, do secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e diversas entidades do Fonasefe, que definiram detalhes sobre as propostas em um encontro virtual realizado na última sexta-feira, 3.

Negociação, já!

A Mesa Nacional foi originalmente instalada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seguiu sendo o principal espaço de debate e negociação entre o Governo Federal e as entidades sindicais até sua desativação, em 2016.

A solenidade de reinstalação da Mesa, que ocorre nesta terça, 7 de fevereiro, visa justamente resgatar a política de reconhecimento da representatividade e legitimidade das entidades sindicais representativas dos SPFs, além de reforçar a necessidade de manutenção de um canal permanente de diálogo entre as entidades e o Governo Federal.

Nas gestões Temer e Bolsonaro – entre 2016 e 2022 – as negociações foram muito reduzidas, não coincidentemente em um período de sete anos em não houve nenhuma reposição das perdas inflacionárias dos SPFs, que se acumularam, chegando a quase 40% no mesmo período.

Atualmente, o Fonasefe e Fonacate, fóruns que congregam diversas entidades sindicais que representam SPFs de várias carreiras, estão reivindicando 27% de reposição salarial, que cobririam a inflação apenas dos últimos quatro anos (2019 a 2022), além de outros eixos expostos em uma carta que foi divulgada no lançamento da Campanha Salarial 2023 e que vem sendo apresentada aos parlamentares do Congresso Nacional para que demonstrem apoio às demandas dos SPFs.

As conquistas virão somente com luta coletiva!

Últimas notícias

sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...
quarta-feira, 28/01/2026 PROGRAMA DE GESTAO DE DESEMPENHO (PGD): A UBERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Como o interesse dos servidores pelo teletrabalho tem sido usado contra os próprios servidores Não há dúvidas que a flexibilidade de horário e localização ...