Fenasps

quinta-feira, 11/08/2022

Em defesa da democracia, Fenasps unifica as lutas com os estudantes em ato na capital federal

A luta unificou! Na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, a FENASPS se juntou a demais entidades sindicais, movimentos estudantis e sociais, e parlamentares de oposição para ocupar Brasília em defesa da democracia e dos serviços públicos.

A concentração ocorreu no Museu Nacional, onde chegaram caravanas de estudantes e manifestantes de várias partes do país. Pela base da Fenasps, participaram militantes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Veja na galeria de fotos abaixo:

Marcha

Ao menos cinco mil manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, seguindo em marcha até o gramado central em frente ao Congresso Nacional, gritando palavras de ordem contra o autoritarismo e em defesa das eleições livres e diretas. Confira fotos e vídeos:

A manifestação desta quinta-feira, 11, em Brasília ocorre em meio aos atos que aconteceram em várias capitais brasileiras espalhadas pelo país em defesa da democracia e contra o autoritarismo. Confira

O que o servidor tem a ver com a democracia?

Os servidores públicos brasileiros sempre se colocaram na vanguarda dos processos democráticos e de defesa de direitos. Como mais recente exemplo, na primeira semana de agosto desse ano, a Jornada de Luta Em defesa da Democracia e Serviços Públicos foi convocada pelo Fonasefe e aconteceu entre os dias 1° e 3 de agosto.

Entre as atividades da semana, houveram atos na recepção de parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, atos em defesa das eleições e contra a violência política e em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional, além de manifestações em frente ao Ministério da Economia e Supremo Tribunal Federal (STF).

O serviço público é um dos pilares mais indispensáveis para a manutenção da democracia em uma sociedade. Os cinco princípios básicos da Administração Pública, que estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, são essenciais para a garantia de acesso aos serviços públicos a todos os brasileiros.

Os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – conhecidos como LIMPE – garantem que os servidores públicos e os serviços prestados atendam aos interesses da sociedade acima de interesses individuais, ideológicos ou de grupos.

Servir a sociedade é promover a democracia no cotidiano e garantir os direitos a toda população. O servidor público é sinônimo de democracia, pois é uma peça chave para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de um país justo e igualitário.

Defender o serviço e o servidor públicos compromissados com a ética e com os princípios constitucionais é  garantir a soberania e a democracia em nosso país.

*Com informações do Fonasefe.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...