Fenasps

quinta-feira, 04/08/2022

Mesmo diante de aceno do governo sobre reajuste, SPFs continuam pressão sobre os Três Poderes com ato no STF nesta quarta, 3

Após três dias de intensos protestos em Brasília (relembre os dias anteriores aqui e aqui), o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs) realizou um ato na tarde dessa quarta-feira, 3 de agosto, no Supremo Tribunal Federal (STF), cumprindo as atividades da Jornada de Lutas desta semana.

Agora, o Fonasefe realiza uma reunião ampliada nesta quinta-feira, 4 de agosto, encerrando a Jornada e organizando as lutas para o próximo período.

Antes do ato no STF, entretanto, na manhã desta quarta-feira, 3, militantes dos estados do PR, SP e do Distrito Federal estiveram presentes em uma reunião das entidades representativas dos SPFs com parlamentares da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. Veja as fotos na galeria abaixo.

Já no ato em frente ao STF, à tarde, o tom geral das manifestações foi de que as diversas categorias do funcionalismo federal devem manter a unidade neste mês de agosto na luta por recomposição salarial. A última oportunidade disto acontecer é se os parlamentares, ou o próprio governo, apresentarem emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisa ser votada até o final de agosto. Participaram da atividades militantes dos estados PR, RS, SP e do Distrito Federal.

Representando a Fenasps, o diretor do Sindprevs/PR, sindicato filiado à federação, Eliel Joaquim dos Santos ressaltou a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público Federal. No ato, estavam presentes servidores de várias carreiras, tanto do Executivo quanto do Judiciário. Assista ao depoimento de Eliel dos Santos abaixo, em duas partes:

Também representando a Fenasps, a diretora da federação Ana Lago destacou que o STF está analisando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.970 (saiba mais aqui), ajuizada pelo presidente Jair Bolsonaro, que questiona a Lei 14.128/2021, que cria uma indenização especial aos profissionais e trabalhadores de Saúde que, durante a pandemia da Covid-19, se tornarem permanentemente incapacitados para o trabalho. Confira aqui a tramitação da ADI 6970.

Veja abaixo a íntegra da participação da diretora Ana Lago.

Veja mais fotos do ato na galeria abaixo:

Reajuste já! Trabalhadores(as) de várias categorias do funcionalismo federal fazem ato em busca de recomposição salarial (clique para ampliar)

Proposta de 5,33% ainda é apenas informal

Apesar de ter sido veiculada uma matéria na Folha de S. Paulo (disponível também aqui) que indica que o governo estaria estudando um reajuste de 5,33% para os servidores federais em 2023, os trabalhadores devem ficar atentos.

Folha de SP publicou foto do ato realizado no dia 2 de agosto em frente ao Ministério da Economia (foto: Adriano Machado/Reuters)

Isso porque o Governo Federal pode estar agindo da mesma maneira que em março deste ano, quando convocou as entidades sindicais a uma reunião em 1º de abril, conhecido popularmente como o ‘Dia da Mentira‘, afirmando não possuir “nenhuma capacidade de negociar” um reajuste aos SPFs.

Na época, foi divulgado na imprensa que o Governo Federal faria uma proposta de 5% linear, a todas as categorias do funcionalismo, mas nunca houve a confirmação deste índice.

Portanto, os servidores federais devem aumentar a mobilização nos estados e em Brasília, na luta por um reajuste salarial a todas as categorias do funcionalismo federal.

A hora de lutar é agora!

Reajuste já!

Últimas notícias

quinta-feira, 04/08/2022 Toda solidariedade à deputada Sâmia Bomfim! A Fenasps e seus sindicatos filiados prestam toda a solidariedade à deputada federal Sâmia Bomfim, atacada por um criminoso ainda não identificado que afirmou, ...
quarta-feira, 03/08/2022 Em defesa do Serviço Social no INSS, CNM/FENASPS apresenta a senadores emenda à MP 1.113, aprovada na calada da noite na Câmara Diante de protestos da Fenasps e de entidades que defendem os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), a Medida Provisória (MP) nº 1.113/2022 foi ...
terça-feira, 02/08/2022 CNM/FENASPS sonda parlamentares na luta contra a MP 1.113/22, que retira direitos dos trabalhadores O Comando Nacional de Mobilização (CNM) da FENASPS, além de participar das atividades em conjunto com o Fonasefe, nesta terça-feira, 2 de agosto, realizou ...