Fenasps

quarta-feira, 20/03/2024

Tudo o que você precisa saber sobre as negociações com o governo por recomposição salarial

Já se passaram 8 meses desde a primeira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), ocorrida em julho de 2023. De lá pra cá, pouco se avançou. No total, já foram 7 rodadas de negociação (veja mais no box abaixo) e, até agora, foi visto só o esforço do funcionalismo federal em negociar.

Na última reunião da MNNP, que ocorreu em fevereiro desse ano, o governo insistiu em condicionar a recomposição salarial dos servidores federais a um possível incremento no orçamento da União. Ao mesmo tempo, não apresentou soluções concretas para a revogar normas e decretos do governo Bolsonaro que atingem diretamente o serviço público federal.

Mesmo com seis anos de perdas salariais acumuladas, do governo Temer (2016) até agora, o governo Lula não incluiu a previsão para o reajuste salarial dos servidores federais no orçamento da União de 2024. E, agora, afirma que só haverá recomposição salarial “se sobrar receita“. De acordo com o governo, o reajuste dos auxílios está previsto para maio desse ano, mas não pode garantir que haverá recomposição salarial.

Enquanto os servidores propõem que a recomposição seja dividida em três parcelas iguais de 10,34%, em 2024, 2025 e 2026 para os servidores federais que em 2015 firmaram acordos por dois anos, como é o caso da base da FENASPS, o governo propõe reajuste 0% em 2024 e 4,5% em 2025 e 2026.

Para as entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, não há acordo com 0% de reajuste. O Serviço Público Federal é peça fundamental para o Brasil combater as injustiças sociais, e é responsabilidade do governo honrar o seu compromisso de valorizar os servidores que constroem o serviço público todos os dias com o seu trabalho.

Paralisação unificada

Depois de anos de retrocessos, é insustentável que milhões de servidores amarguem mais um ano de congelamento salarial. Por isso, muitas categorias já deflagraram greve ou se encontram em estado de greve, como foi aprovado na Plenária da FENASPS desse domingo, 17 de março.

As entidades representativas dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) organizadas no Fonasefe reforçam a necessidade de intensificar as lutas e convocam todas as servidores e servidores a construírem juntos um DIA NACIONAL de MOBILIZAÇÃO e PARALISAÇÃO unificado em 3 de abril.


Não vamos ficar de escanteio, vamos ocupar as ruas!




*Com informações do Fonasefe.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...