Fenasps

quinta-feira, 11/08/2022

Em defesa da democracia, Fenasps unifica as lutas com os estudantes em ato na capital federal

A luta unificou! Na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, a FENASPS se juntou a demais entidades sindicais, movimentos estudantis e sociais, e parlamentares de oposição para ocupar Brasília em defesa da democracia e dos serviços públicos.

A concentração ocorreu no Museu Nacional, onde chegaram caravanas de estudantes e manifestantes de várias partes do país. Pela base da Fenasps, participaram militantes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Veja na galeria de fotos abaixo:

Marcha

Ao menos cinco mil manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, seguindo em marcha até o gramado central em frente ao Congresso Nacional, gritando palavras de ordem contra o autoritarismo e em defesa das eleições livres e diretas. Confira fotos e vídeos:

A manifestação desta quinta-feira, 11, em Brasília ocorre em meio aos atos que aconteceram em várias capitais brasileiras espalhadas pelo país em defesa da democracia e contra o autoritarismo. Confira

O que o servidor tem a ver com a democracia?

Os servidores públicos brasileiros sempre se colocaram na vanguarda dos processos democráticos e de defesa de direitos. Como mais recente exemplo, na primeira semana de agosto desse ano, a Jornada de Luta Em defesa da Democracia e Serviços Públicos foi convocada pelo Fonasefe e aconteceu entre os dias 1° e 3 de agosto.

Entre as atividades da semana, houveram atos na recepção de parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, atos em defesa das eleições e contra a violência política e em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional, além de manifestações em frente ao Ministério da Economia e Supremo Tribunal Federal (STF).

O serviço público é um dos pilares mais indispensáveis para a manutenção da democracia em uma sociedade. Os cinco princípios básicos da Administração Pública, que estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, são essenciais para a garantia de acesso aos serviços públicos a todos os brasileiros.

Os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – conhecidos como LIMPE – garantem que os servidores públicos e os serviços prestados atendam aos interesses da sociedade acima de interesses individuais, ideológicos ou de grupos.

Servir a sociedade é promover a democracia no cotidiano e garantir os direitos a toda população. O servidor público é sinônimo de democracia, pois é uma peça chave para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de um país justo e igualitário.

Defender o serviço e o servidor públicos compromissados com a ética e com os princípios constitucionais é  garantir a soberania e a democracia em nosso país.

*Com informações do Fonasefe.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...