Fenasps

terça-feira, 03/08/2021

Após decreto, INSS passa a integrar estrutura do Ministério do Trabalho e Previdência

Decreto do governo Bolsonaro vincula o INSS ao Ministério do Trabalho e Previdência, recriado recentemente (clique para ampliar)

Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira, 2 de agosto, o Governo Federal determinou que agora o INSS faz parte da estrutura do Ministério do Trabalho e Previdência.

Desde o início do governo Bolsonaro até a publicação desta normativa, o INSS esteve associado ao Ministério da Economia, que por sua vez herdou a vinculação da autarquia do extinto Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), durante a gestão Temer.

Extinção e recriação

Ambas as pastas, do Trabalho e da Previdência, foram extintas recentemente da estrutura ministerial nos dois últimos governos. Esta última, em 2016, por Michel Temer, logo após ter assumido a presidência após o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff. Já a primeira, em 2019, por Bolsonaro, sofreu grande oposição da Fenasps e outras entidades sindicais.

A recriação do Ministério do Trabalho e Previdência ocorreu com a publicação de uma MP na última semana de julho passado, como uma das estratégias do Governo Bolsonaro para contar com o apoio de parlamentares do ‘Centrão’ – conhecidos por serem os mais corruptos do Congresso Nacional – para aprovar suas reformas.

Confira aqui a íntegra do Decreto nº 10.761.

Últimas notícias

terça-feira, 10/09/2024 FENASPS frisa importância de debate sobre orçamento público e defesa da Previdência Social em audiência na Câmara dos Deputados Nesta terça-feira, 10 de setembro, a FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o tema “Dívida Pública, Arcabouço Fiscal, ...
sexta-feira, 06/09/2024 Comando de greve SINTFESP/GO entrega ofício ao governo exigindo abertura de negociações Vice-ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, recebe do Comando de Greve do INSS-GO, Carta dos Trabalhadores e Trabalhadoras ao Presidente ...
quinta-feira, 05/09/2024 Após 24 horas de ocupação, e com a revogação da portaria que criminalizava o movimento grevista, o comando de greve desocupa a Presidência do INSS Os dias 4 e 5 de setembro de 2024 ficarão marcados na história dos trabalhadores e trabalhadoras da base do Seguro Social. Após uma ...