Entidades do Fonasefe exigem o adiamento do ENEM, em defesa da vida!
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, permanece confirmada pelo governo federal. A versão presencial foi programada para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro. Haverá também uma versão digital a se realizar nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Parece que o governo Bolsonaro – especialmente o ministro da educação Milton Ribeiro e o presidente do Inep, Alexandre Lopes – não sabe que existe uma pandemia no Brasil causando, nesse exato momento, uma segunda onda de contaminação e mortes.
Em Manaus, por exemplo, o exame já foi adiado pelo Poder Judiciário devido ao elevado número de internações que ocasiona escassez de leitos nos hospitais. O ENEM recebeu 5,8 milhões de inscritos, o que significa uma massa gigantesca de pessoas circulando em transportes públicos e salas de aula, todas elas sujeitas a contrair e a transmitir o vírus.
Um estudante contaminado pode transmitir a COVID-19 para uma rede grande de pessoas, incluindo família, amigos e profissionais de saúde. Fora isso, mais de 30% dos lares brasileiros não possui acesso à internet, o que inviabiliza a prova em sua versão digital para quem sofre essa restrição, como a população pobre.
Por estes motivos, exigimos do governo federal que adie o ENEM para uma situação em que a pandemia esteja muito mais controlada, de preferência quando a vacinação estiver em estágio avançado no país e os leitos esvaziados.
Campanha
A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.
Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #AdiaEnem, #VacinaparaTodos, #VacinaGratuita, #VacinacontraCovid19, #EmdefesaDaVida, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.
Adia ENEM! Vacina contra COVID-19 já! Em defesa da vida!