Fenasps

quinta-feira, 21/08/2025

FENASPS na luta contra reforma administrativa faz panfletagem na 5ª conferência nacional de saúde do trabalhador 21/8

A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora conta com mais de três mil participantes delegados, convidados e observadores, representando todos os estados da federação.

É fundamental a mobilização de todos na luta contra a reforma administrativa que deverá tramitar no congresso a partir de setembro. Ainda não publicaram relatório oficial, embora relator está publicando notas na imprensa.

Conforme deliberação da Plenária Virtual da FENASPS é imprescindível que todos os sindicatos e servidores pressionem os deputados e senadores nos Estados, além de reforçar os fóruns estaduais dos servidores das três esferas de governo.

Vamos intensificar esta luta até a vitória.

Na plenária final da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Brasília, a FENASPS marcou presença com uma intervenção política importante: a entrega de uma carta aberta denunciando os efeitos nocivos da Reforma Administrativa sobre os serviços públicos e os direitos da classe trabalhadora.

O documento, elaborado pelo Fonasefe – fórum que reúne entidades nacionais de servidores públicos federais – alerta que a Reforma Administrativa representa uma ameaça direta à população, ao enfraquecer e sucatear os serviços públicos. Segundo a carta, a proposta não responde às reais necessidades da sociedade, que exigem mais investimentos e valorização dos trabalhadores, mas busca reduzir custos à custa da precarização e privatização. O texto denuncia ainda que medidas como a flexibilização da estabilidade, por meio da ampliação das contratações temporárias, abrem caminho para a corrupção, para o clientelismo político e para o desmonte do Estado democrático de direito.

Na plenária de encerramento, a FENASPS destacou que o Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por profundas desigualdades sociais, precisa de serviços públicos universais e de qualidade, assegurados por servidores estáveis e valorizados. A entidade reforçou que a luta contra a Reforma Administrativa é, ao mesmo tempo, uma luta em defesa do SUS, da democracia e do direito constitucional de acesso da população a serviços públicos essenciais.

O ato simbólico da entrega da carta foi recebido com aplausos e apoio de delegados de diversas categorias presentes à Conferência. Representantes de trabalhadores da saúde, usuários do SUS, movimentos sociais e sindicais reafirmaram a unidade na resistência contra os projetos que atacam os direitos sociais e trabalhistas.

Veja as fotos e vídeos da participação da FENASPS na plenária de encerramento da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.

Últimas notícias

quinta-feira, 25/06/2026 Veja o parecer da assessoria jurídica da FENASPS sobre a regulamentação da Convenção 151 da OIT Análise aponta avanços no PL 1.893/2026, mas defende mudanças para garantir negociação real, cumprimento dos acordos, direito de greve e responsabilização de gestores A ...
terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...