Fenasps

terça-feira, 03/09/2024

Na Câmara, FENASPS denuncia falta de negociação da greve no INSS por parte do Governo

A FENASPS participou nesta terça-feira, dia 3 de setembro de 2024, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A Federação aproveitou a oportunidade para denunciar aos parlamentares e entidades sindicais que o Governo emperrou as negociações com os trabalhadores(as) em greve desde o dia 16 de julho.

O debate realizado nesta terça (03) foi promovido pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) para discutir as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) nº 6, de 2024, e nº 555, de 2006. Ambas PECs preveem a extinção das contribuições previdenciárias de aposentados e pensionistas, a primeira em um prazo de 10 anos, e a segunda de forma imediata.

Participaram do evento na Câmara dirigentes da FENASPS, representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da Federação, representando os sindicatos estaduais de CE, MG, PR, RS, SC, SP e a oposição sindical da Bahia (veja fotos abaixo).

Moção de apoio à greve no INSS

A audiência pública ocorreu a partir de um requerimento da deputada Carla Ayres (PT-SC), que ao final da audiência comunicou que foi aprovada uma moção de apoio à greve dos trabalhadores(as) do INSS. Assista abaixo:

Negociação, Já!

Na audiência pública, a FENASPS argumentou que é responsabilidade do Ministério da Previdência dar resolutividade à greve, e que é a população que mais sofre com a paralisação das atividades no INSS.

A Federação lembrou ainda que os aposentados foram colocados à mercê da negociação com o Governo Federal em 2024, considerando que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ofereceu reajuste neste ano apenas nos benefícios (auxílios alimentação, creche e saúde) e que os servidores do Ministério da Saúde, que também são base da FENASPS, recebem um dos menores salários de todo o Serviço Público Federal.


Ainda nesta terça-feira, 3 de setembro, a FENASPS protocolou um ofício à Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados, solicitando apoio e intermediação junto ao Governo Federal para abertura da Mesa Nacional de Negociação da Greve do INSS. Outro ofício com este mesmo teor foi entregue a vários deputados na busca por apoio parlamentar para a negociação da greve. Confira (ou baixe aqui) o ofício abaixo:

A FENASPS reforça a orientação para que os trabalhadores busquem os parlamentares nos Estados para cobrar que o governo abra uma mesa de negociação da greve. Somente na luta conquistamos!

É GREVE ATÉ A VITÓRIA!





*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Últimas notícias

quarta-feira, 04/12/2024 Via ofício, FENASPS reivindica alterações nos termos da compensação da greve de 2024 Depois da reunião realizada na Direção Central do INSS na última segunda-feira, 2 de dezembro, para discutir a compensação da greve realizada neste ano ...
quarta-feira, 04/12/2024 FENASPS debate novo PGD em reunião da Mesa Setorial do INSS. Confira live com os informes A FENASPS participou, nessa segunda-feira, 2 de dezembro, da 2ª reunião da Mesa Setorial de negociação do INSS, criada para debate das demandas do ...
sábado, 30/11/2024 INSS divulga minuta do novo programa de gestão e desempenho da carreira do Seguro Social Autoriza e Institui, no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para o exercício de atividades ...