Fenasps

terça-feira, 30/01/2024

Em ato, FENASPS e entidades lembram marco de 20 anos da chacina de Unaí

Nesta terça-feira, 30 de janeiro, a FENASPS e demais entidades sindicais participaram de um ato público – realizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) – em frente ao Ministério do Trabalho, em memória às vítimas da chacina de Unaí/MG, ocorrida em 2004. Representaram a FENASPS os diretores Laurizete Gusmão, Lídia de Jesus e Moacir Lopes (fotos abaixo).


Há 20 anos, os auditores-fiscais do trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida Gonçalves e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados durante o exercício de suas atividades.

O crime ocorreu na área rural de Unaí, quando os trabalhadores investigavam denúncias de trabalho escravo na região. Após duas décadas de uma luta encampada pelo Sinait e por demais entidades e movimentos sociais, enfim foram condenados os mandantes, um deles o ex-prefeito de Unaí/MG. Porém, dois condenados pelo crime são foragidos.

Condições de Trabalho

Para além de ser um tributo aos trabalhadores assassinados em janeiro de 2004, o ato destacou a importância de melhores condições de trabalho para os servidores do Ministério do Trabalho, sejam Auditores-Fiscais, sejam servidores administrativos.

A Chacina de Unaí sempre será um símbolo de como os servidores públicos ainda ficam vulneráveis diante da pressão e do poder dos coronéis – sejam vinculados aos poderes militares, sejam ao poder executivo e judiciário – que atuam especialmente nas pequenas cidades do país. Ameaças, intimidações e agressões, infelizmente, são uma realidade em diversos locais de trabalho, tanto no Ministério do Trabalho, da Saúde, Funasa, Anvisa e no INSS.

O diretor da FENASPS, Moacir Lopes, fez uma saudação durante o ato realizado nesta terça-feira, 30, em Brasília. Assista abaixo:

Seguiremos na luta por melhores condições de trabalho, e reforçando o compromisso das entidades sindicais com a justiça e a segurança na execução das atividades dos servidores públicos.

A solidariedade de classe é necessária!




*Com informações do Sinait.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...