Fenasps

quarta-feira, 24/05/2023

Com participação da FENASPS, Governo atualiza protocolo da MNNP para as próximas negociações

A FENASPS participou de uma reunião no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta quarta-feira, 24 de maio, em que o Governo Federal atualizou o protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), principal espaço de negociação com as entidades sindicais que representam os(as) Servidores Públicos Federais (SPFs).

Na ocasião, o Governo apresentou oficialmente o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT/MGI), José Lopez Feijóo (foto em destaque abaixo), em substituição ao Sérgio Mendonça, que assumiu a vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

Feijoó, novo secretário de Gestão de Pessoas, conduzirá as negociações da MNNP em substituição a Sérgio Mendonça (fotos: Pedro Mesidor/FENASPS)

O evento contou com a participação da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do secretário Feijoó, demais assessores do MGI e diversos(as) dirigentes das entidades sindicais que compõem o Fonasefe, dentre elas a FENASPS, representada pelo diretor Moacir Lopes (foto abaixo, à esq.).

Feijoó, assim como seu antecessor, irá representar o Governo Federal na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), conduzindo o processo de discussão com as entidades sindicais.

Neste primeiro encontro, o Governo fez a sugestão de um cronograma de reuniões, indicando que irá abrir a discussão do novo regimento interno da MNNP.

As entidades dos(as) trabalhadores(as) do funcionalismo federal poderão apresentar propostas ao novo protocolo da MNNP, com o prazo até o dia 12 de junho para enviar colaborações.

A secretária substituta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, afirmou que, neste novo protocolo, haverá delimitação da bancada sindical. A princípio, o Governo afirmou que vão participar apenas seis representantes de cada fórum, Fonasefe e Fonacate, totalizando 12 membros da bancada sindical.

Segundo a secretária adjunta, isso evitaria o que ocorreu na negociação do reajuste emergencial (relembre as reuniões: 3ª reunião, 2ª reunião, 1ª reunião), em que o número de entidades era tão grande que várias reuniões da MNNP precisaram ser realizadas em auditórios, descaracterizando o formato de reuniões “em mesa redonda” propriamente ditas.

Logo após as falas iniciais da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do recém-nomeado secretário José Feijoó, e da secretária adjunta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, o Fonasefe usou o direito de fala (foto em destaque acima) para registrar o descontentamento com a exclusão das entidades sindicais sobre o debate do novo arcabouço fiscal.

As entidades do Fonasefe também ressaltaram que esperam mais comprometimento com os representantes dos SPFs no processo de negociação que se dará na MNNP a partir deste momento.

Próxima reunião

A próxima reunião da MNNP está prevista para ocorrer no próximo dia 21 de junho, quando o novo protocolo da mesa, após acordo do texto entre governo e entidades sindicais, será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A FENASPS ressalta que a participação das entidades sindicais nesse espaço de negociação será fundamental para cumprir com as agendas definidas e eixos de reivindicação da Campanha Salarial 2024 dos(as) SPFs.

A luta continua!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...