Fenasps

sexta-feira, 02/09/2022

Na Jornada de Lutas, FENASPS mobiliza sua base em atividades de rua e no Congresso Nacional

Em uma semana decisiva diante do encaminhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 ao Congresso Nacional, o Fonasefe – fórum do qual a FENASPS faz parte – construiu atividades fundamentais na Jornada de Lutas em Brasília para incidir junto aos parlamentares para garantir orçamento do reajuste para os trabalhadores(as) do Serviço Público federal.

Militantes de diversos Estados – PR, MG, SP, SC, BA, RN, MS e do DF – da base da FENASPS participaram das atividades realizadas entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Foram realizadas atividades no aeroporto e no Congresso Nacional, além de participação especial no Encontro dos Servidores(as) Públicos(as) Aposentados(as) e Pensionistas, no dia 31 de agosto. Confira no vídeo abaixo:

Ainda no dia 31 de agosto, representantes do Fonasefe foram recebidos em reunião (fotos abaixo) pelo assessor do senador Marcelo Castro, relator da LOA/2023. Segundo o assessor parlamentar, não há garantias de orçamento para reajuste. Foram destinados R$ 11 bilhões para o Executivo, porém sem delimitar as áreas especificas no que se refere às carreiras dos servidores(as) públicos(as).

FENASPS e demais entidades do Fonasefe participam de reunião no gabinete do senador Marcelo Castro, relator do PLOA 2023 (fotos: Apoena Faria/ASFOC)

Diante disso, representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM) da FENASPS se reuniram com assessorias de diversos deputados e senadores (veja na galeria de fotos abaixo) para entrega de ofício e solicitação de inclusão na LOA/2023 das pautas do acordo de greve que envolvem orçamento, sendo elas: Transposição das gratificações para Vencimento Básico – VB da Saúde e INSS; Ampliação da per capita do plano de saúde; Carreira Típica de Estado para a carreira do seguro social; e, atendimento da alteração da carreira dos servidores administrativos do Ministério do Trabalho (veja aqui o ofício e anexos com as reivindicações).

Na próxima semana (5 a 9 de setembro), além de reunião em Teresina/PI, com o relator do Orçamento 2023, Marcelo Castro, serão elaboradas emendas a serem incluídas na PLOA/2023, que serão entregues a todos os(as) parlamentares para garantir o atendimento das pautas de reinvindicação dos(as) servidores do INSS, Saúde e Ministério do Trabalho. As atividades no Congresso Nacional serão fundamentais para garantir o cumprimento os acordos de greve da base da FENASPS.

O Comando de Mobilização estará acompanhando as tramitações junto ao Congresso Nacional e junto com o FONASEFE, e orientará a categoria para vinda de militantes a atividades em Brasília.

A FENASPS, por fim, orienta que todos os servidores e servidoras procurem os parlamentares, nos seus Estados, em especial aqueles(as) que estão em campanha para reeleição em outubro próximo, para pedir apoio para as emendas ao Orçamento de 2023 da União.

Só com luta conseguiremos vitórias!

COMANDO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...