Fenasps

sexta-feira, 19/07/2019

Nota de falecimento – Walter Barelli

 

A Diretoria Colegiada da Fenasps informa, com grande pesar, o falecimento do economista Walter Barelli, ocorrido nessa quinta-feira, 18, em São Paulo/SP, a uma semana de completar 81 anos.

 

Barelli estava internado desde o início de abril no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, depois de sofrer uma queda e bater a cabeça. Viúvo, ele deixa três filhos: Suzana, Pedro e Paulo.

 

Por volta das 15 horas desta sexta-feira, 19 de julho, até às 22 horas, ocorre o velório de Barelli, na cripta da Catedral da Sé, em São Paulo. Já o enterro será às 11h deste sábado, 20, no Cemitério Gethsemani Anhanguera, também na capital paulista.

 

1

Walter e seus três filhos em um momento de descontração (Reprodução: arquivo pessoal)

 

Barelli participa da reinvenção do Dieese
Durante a ditadura militar, em 1965, Barelli assumiu o cargo de diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), e permaneceu lá por 25 anos, até 1990.

 

Sob seu comando, o Dieese ganhou visibilidade e credibilidade. Foi, durante muitos anos, a instituição com mais prestígio em relação às estatísticas do mercado de trabalho. Sua atuação no órgão fez com que fosse preso pelos militares em 1979, mas diante da forte mobilização de políticos e sindicalistas, foi solto rapidamente.

 

No período da redemocratização, Barelli participou também da elaboração de projetos para a Assembleia Nacional Constituinte.

 

Alguns dirigentes da Fenasps chegaram a fazer cursos no Dieese durante sua gestão e lamentaram profundamente o falecimento do economista, que também foi ministro do Trabalho, de 1992 a 1994, no governo de Itamar Franco.

 

Nos solidarizamos com a família de Walter Barelli neste momento de dor e consternação. Descanse em paz, Walter!

 

Baixe aqui a nota de falecimento em formato pdf.

 

*com informações da Revista Fórum.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...