Fenasps

sexta-feira, 15/03/2019

Trabalhadores e parlamentares vão se unir no relançamento da Frente em defesa da Previdência Social nesta quarta, 20

1

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, será novamente instalada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, desta vez para a 56ª legislatura do Congresso Nacional, reunindo mais de uma centena de sindicatos, associações, federações e centrais sindicais e dezenas de deputados federais e senadores.

 

O movimento, na reunião preparatória realizada em 6 de fevereiro, já deliberou um calendário de atividades e encontros, no qual a pauta principal é o enfrentamento propositivo à Reforma da Previdência apresentada, pelo governo Bolsonaro, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 6, de 2019.

 

Existente desde 31 de maio de 2016, então sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT) e do ex-deputado Arnaldo Faria de Sá (PP), a Frente integrada por parlamentares e movimentos sociais, já teve participação decisiva na tramitação da Reforma da Previdência do governo anterior, de Michel Temer, através da PEC 287/16.

 

Ao mesmo tempo, os membros do movimento marcaram presença efetiva na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que analisou as contas e a situação geral do sistema de Previdência no Brasil (CPIPrev), que teve como presidente o senador Paulo Paim e relator o então senador Hélio José (PROS).

 

O relatório final da da CPIPrev, aprovado em outubro de 2017, comprovou que o governo desvia recursos da Seguridade Social, por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e demais renúncias fiscais, manipula dados e cálculos, e principalmente faz propaganda enganosa tentando colocar a opinião pública e os parlamentares a favor da reforma.

 

A Frente Parlamentar pretende organizar eventos de discussão em todos os estados e no DF abordando a proposta de reforma e promover a atuação parlamentar integrada tanto no Congresso Nacional quanto nas bases eleitorais dos parlamentares.

 

Veja abaixo a programação completa do relançamento da Frente, que ocorrerá das 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos:

 

9h – ABERTURA

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social com a presença de coordenadores e de representantes das Centrais Sindicais.

 

11h30 às 12h – PEC n° 06/2019: Propostas do Governo para a Previdência no Brasil

Palestrante: José Pinto da Mota Filho. Advogado, presidente da Sociedade Brasileira de Previdência Social.

 

12h – ALMOÇO

 

Seminário “PEC 06/2019: O desmonte da Previdência Social Pública e Solidária”

14h às 14h30 – Reflexos da Capitalização: Experiência de Aposentadorias no Chile
Palestrante: Recaredo Galvez, cientista Político da Fundación Sol e especialista previdenciário no Chile

 

14h30 às 15h – O Sistema Previdenciário na América Latina e na Argentina
Palestrante: Julio Durval Fuentes, presidente da Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais (CLATE)

15h às 15h30 – A Previdência que o trabalhador precisa. Princípios Gerais: Trabalhadores CLT
Palestrante: Clemente Ganz Lúcio, diretor Técnico do Dieese

15h30 às 16h – A expectativa para os trabalhadores no serviço público com as reformas propostas
Palestrante: Vladimir Nepomuceno, consultor de entidades sindicais de servidores públicos, atuou por 13 anos na Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento

16h às 16h30 – A Previdência dos trabalhadores rurais
Palestrante: Evandro Morello, professor e assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)

16h30 às 17h – A Reforma Tributária Solidária – Alternativa para preservar a seguridade social e promover a justiça fiscal 

Palestrante: Eduardo Fagnani, doutor em Ciência Econômica, mestre em Ciência Política e professor do Instituto da Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

17h – DEBATE

18h – ENCERRAMENTO

 

 

Baixe aqui a programação em formato pdf.

Últimas notícias

quinta-feira, 19/01/2023 Com participação da FENASPS, centrais sindicais se reúnem com ministro da Previdência nesta quinta, 19 Na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro as maiores centrais sindicais do país se reuniram em audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos ...
quinta-feira, 19/01/2023 FENASPS se reúne com representantes do MDS para tratar sobre INSS Nessa quarta-feira, 18 de janeiro, representantes da FENASPS estiveram reunidos em audiência realizada no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à ...
quarta-feira, 18/01/2023 A convite da CSP/Conlutas, FENASPS participa da reunião das centrais com o presidente Lula da Silva A FENASPS participou, a convite da CSP/Conlutas, da reunião das centrais sindicais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta ...