Fenasps

quarta-feira, 25/04/2018

Fenasps busca apoio na Câmara Federal para intermediação junto ao MDS

1

 

A força e organização dos trabalhadores que ocuparam a sede do INSS em Brasília não somente forçou o presidente do órgão, Francisco Lopes, a receber os representantes da Fenasps em uma audiência no final da tarde dessa terça-feira, 24, como também chamou a atenção da Câmara Federal, na pessoa do deputado Vicentinho, integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

 

O parlamentar compareceu à reunião na presidência do INSS nesta terça, 24, e aproveitou o ensejo para convidar a Fenasps e a outra entidade sindical presente na audiência desta terça, a CNTSS, para uma reunião em seu gabinete no dia seguinte, 25 de abril, para se atualizar da pauta de reivindicações dos servidores da base da Fenasps.

 

Nesta ocasião, os representantes das entidades sindicais colocaram o deputado a par da situação calamitosa de falta de servidores, situação conhecida tanto no INSS, quanto nos ministérios da Saúde e do Trabalho.

 

No INSS, por exemplo, foi citado que em 2002, havia no quadro da carreira do Seguro Social, 45 mil servidores, número que caiu drasticamente nos últimos 15 anos, chegando aos 33 mil trabalhadores atualmente. Essa conjuntura tende a piorar com a aposentadoria de cerca de 16 mil servidores até 2020.

 

A falta de servidores acarreta um aumento brutal na morosidade do atendimento ao recurso dos benefícios. Em menos um ano, com a implantação das novas tecnologias, o prazo de conclusão de recurso subiu de 90 para 1000 dias, considerando a tramitação até a última instância administrativa.

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

O parlamentar afirmou que não tinha conhecimento desta situação e, por isso, se comprometeu a encaminhar ofício solicitando audiência com o novo ministro do MDS, Beltrame, para tratar do atendimento no INSS e demais demandas dos servidores.

 

Como encaminhamento desta reunião, foi sugerido a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na qual serão convidados os representantes do MDS, INSS, dos médicos peritos, da Defensoria Pública da União (DPU), que inclusive entrou com uma ação contra o INSS em relação ao INSS Digital, além da Fenasps e da CNTSS.

 

Vamos ficar atentos e preparar os trabalhadores para irmos à luta pelo atendimento das reivindicações. Sem luta não há conquistas!

 

BAIXE AQUI o relatório desta reunião.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...