Fenasps

quinta-feira, 22/01/2026

24 DE JANEIRO – DIA NACIONAL DE LUTA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

A luta incessável dos/das trabalhadores/as, sejam Servidores Públicos ou aqueles amparados pelo Regime Geral, é conquistar salários e ter aposentaria integral para poder, enfim, descansar e viver plenamente a nova etapa da vida.

No entanto, nos serviços públicos, para a maioria desses trabalhadores, aposentar, o sonho e o direito à aposentadoria, é apenas o começo da nova batalha que terá que travar para manter a paridade e integralidade.

Uma luta que é feita no cotidiano, pois para grande parcela, quando aposenta, perdas são parte considerável da remuneração, como auxílios que não só complementam os salários, como atenuam o aumento de despesas que temos com alimentação, saúde e remédios.

Na garra e na certeza de que somente na luta diária é possível evitar prejuízos imensuráveis, continuamos em frente e buscamos atendimento das nossas reivindicações como Auxilio Nutrição para atenuar as perdas dos direitos.

Travamos lutas nas ruas, com atos, protestos, nos aeroportos, nas cidades, nos gabinetes de deputados e senadores, aos quais pressionamos para que atendam nosso pleito o mais urgente possível. E contamos também com a mobilização de aposentados e pensionistas para que essa pressão surta efeito. Lutamos para que suspendam o desconto previdenciário de nossas aposentadorias e pensões.

Lutamos para que seja suspensa a atual redução das pensões em 40%, fruto da Reforma da Previdência de Bolsonaro, o que aumenta a vulnerabilidade financeira dos pensionistas, como também nunca paramos de lutar para que não seja desfeita a paridade entre ativos e aposentados, que sucessivos governos vivem ameaçando a categoria com essa questão.

Contamos sempre com a valorosa presença de aposentados e pensionistas em nossas caravanas a Brasília e demais fóruns estaduais onde demonstram disposição e empenho nessas lutas.

Neste ano de 2026, seremos mais uma vez levados a mostrar nossa força diante de tantos desafios que se apresentam, e sabemos que poderemos contar com a presença e colaboração desta categoria que não só já deu muito de suas vidas ao serviço público brasileiro, como continua em lutas incansáveis por melhorias na qualidade de vida de aposentados e pensionistas.

A unidade construída pela FENASPS tem possibilitado que estas lutas permanentes sejam marco importante nestes 42 anos de luta em que jamais abandonou ou excluiu os aposentados, como algumas entidades fizeram em troca de benefícios temporários.

Externamos a nossa gratidão a esta importante parceria para conquistas das nossas reinvindicações. Este é o caminho para que possamos vencer a batalhas, sem medir esforços para trazer benefícios a todas as gerações.

Orientamos todos/as servidores aposentados e pensionistas a realizarem manifestações publicas ou virtuais para obrigar o congresso a aprovar demandas e reivindicações da categoria como auxilio nutrição.

Somos de luta e não desistimos nunca! Salve o 24 de janeiro, data que demarca lutas e conquistas dessa valorosa categoria que da luta nunca aposentara!

OS SONHOS NÃO ENVELHECEM JAMAIS!

Últimas notícias

sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...
quinta-feira, 18/06/2026 INFORME 4ª: Reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente – MSNP/MTE Data: 10 de junho de 2026 Horário: 14h Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício-Sede, 4º Andar, Sala de Reuniões nº 433, Zona Cívico-Administrativa, ...
quinta-feira, 18/06/2026 FENASPS — 42 ANOS DE LUTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES DO SEGURO E DA SEGURIDADE SOCIAL COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DE CLASSE Em junho de 2026, a FENASPS completa 42 anos reafirmando o compromisso que marcou sua origem: organizar e representar os trabalhadores e trabalhadoras da ...