Fenasps

quinta-feira, 20/02/2025

Após ato, FENASPS participa da primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação de 2025

A FENASPS e demais entidades sindicais que compõem os fóruns Fonasefe e Fonacate participaram, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, da primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025.

Essa mesa – que, com a reunião desta quinta, chegou à 10ª rodada desde fevereiro de 2023 – reunião de a reunião é o principal espaço de interlocução entre as entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs) e o Governo, que foi representado pela Secretaria de Relações de Trabalho, chefiada por José Lopez Feijóo, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI).

Na reunião desta quinta, 20, o Governo Federal apresentou sua avaliação da pauta de reivindicações apresentada pelas entidades (confira abaixo), destacando cada um dos pontos e se dispôs a buscar soluções para o que for necessário.

A FENASPS e as entidades denunciaram que os servidores enfrentam problemas com a regulamentação do Programa de Gestão (PGD), que transforma a jornada de trabalho em metas individuais e o trabalho por produto, em diversos órgãos. A FENASPS salientou que o PGD no INSS é um dos mais perversos para os trabalhadores da Administração Federal e ressaltou que sua implantação, que deveria ser negociada, está sendo imposta forçosamente, nas diversas unidades do serviço público, sob a forma de assédio moral institucional.

Foi sublinhado que os servidores são coagidos a assinar Termo de Responsabilidade para adesão ao PGD, a partir de onde os servidores são obrigados a trabalhar por produtos. Desta forma, o que ocorre é que uma Instrução Normativa (IN) – no caso, a IN 24 – ou portarias estão se sobrepondo ao Regime Jurídico Único (RJU) disposto na Lei nº 8112/1990, que estabelece em seu artigo 19 as jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

A exemplo do INSS, incluindo os servidores do PGD amparados pelo artigo 98 da lei 8112/90 têm direito a jornada especial. Vale ressaltar que os servidores trabalham com ameaças de quem não atingir as metas estabelecidas no PGD poderão responder PADs ou até sofrer descontos salariais. Como é o caso do INSS, que tem a GDASS com avaliação institucional de 80% e individual em 20%, é uma gratificação regulamentada pelo Decreto 6.493, de 2008.

Como a questão do PGD trouxe diversos problemas de diferentes categorias, após as considerações das entidades, o secretário Feijóo solicitou o enviou de um resumo dos principais problemas para serem debatidos no Grupo de Trabalho (GT) que trata do PGD.

A SRT/MGI informou que foi editada a IN 71 SRT/MGI para regulamentar a concessão do auxílio-transporte. Ao final da reunião, as entidades solicitaram realizar reunião em regime de urgência para discutir as emendas à MPV 1.286/2024.

Por fim, as entidades reivindicaram que as reuniões da MNNP, que hoje ocorrem por trimestre, sejam realizadas em menor prazo, de 30 ou 45 dias. A SRT/MGI ficou de encaminhar as respostas para as entidades. O FONASEFE fará uma nota com avaliação da reunião desta quinta, 20.

Ato no Ministério

Antes da reunião, as FENASPS e demais entidades do Fonasefe realizaram um ato público para cobrar do governo celeridade na aprovação da LOA de 2025, autorizando a recomposição salarial prevista nos acordos assinados em 2024 (saiba mais aqui).

SEGUIREMOS MOBILIZADOS!

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...