FENASPS participa do lançamento do Portal da Transparência do INSS e entrega pauta de reivindicações da categoria ao novo presidente do INSS
Na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, os(as) diretores(as) do plantão da FENASPS, Viviane Peres (PR), Laurizete Gusmão (DF) e Moacir Lopes (PR), participaram do lançamento do Portal da Transparência do INSS, evento ocorrido na sede da autarquia, em Brasília.
Além de afirmar que o tempo de análise de benefício será de até 45 dias (como já havia declarado em abril deste ano) até o final de 2023, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que serão disponibilizados no Portal da Transparência informações de número de requerimentos recebidos e concluídos no INSS, inclusive aposentadorias, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), dentre outros. Os dados de pedidos de perícia médica também serão disponibilizados no portal.
Durante a solenidade, foi aberto espaço para perguntas e a diretora da FENASPS, Viviane Peres, parabenizou o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto – que substituiu o interino Glauco Wamburg – por aceitar o desafio da direção da maior autarquia da América Latina, bem como pela visão da necessidade de resolução dos problemas estruturais do INSS.
Além disso, a diretora foi a única que questionou o ministro e o presidente sobre o atendimento das pautas de reivindicações e do acordo da greve de 2022 (confira no vídeo abaixo). O ministro Lupi informou que será agendada audiência para encaminhamento das pautas da categoria.
Confira o vídeo:
FENASPS cobra atendimento das reivindicações
No encerramento do ato, os representantes da FENASPS entregaram ofício (confira aqui) com as pautas da categoria do Seguro Social e solicitaram audiência com o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Veja nas fotos abaixo:
O novo presidente do INSS se comprometeu em viabilizar agenda para atender a federação, em breve espaço de tempo, possivelmente na próxima semana.
Stefanutto informou ainda que estará sempre à disposição para o diálogo com os(as) representantes da categoria, e que fará esforços para discutir todas as reivindicações.
É fundamental que os sindicatos estaduais organizem o dossiê sobre as condições de trabalho e enviem para FENASPS para ser entregue ao novo presidente e diretoria do INSS.
Seguiremos na luta pelo cumprimento do acordo de greve e reivindicações da categoria!
Só a luta muda a vida!