Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Via ofício, FENASPS solicita ao MGI reunião em caráter de urgência sobre instabilidades nos sistemas do INSS

A FENASPS protocolou digitalmente nesta sexta-feira, 24 de março, um ofício (confira aqui) à ministra de Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, solicitando uma audiência em caráter de urgência, para discutir sobre os problemas cotidianos nos sistemas do INSS que vêm acarretando diversos prejuízos funcionais para milhares de servidores e servidoras da autarquia, bem como impedindo o atendimento à população brasileira que depende dos serviços e benefícios da Previdência Social.

No ofício, a FENASPS solicita a participação de representantes da gestão da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que está sob a gestão do MGI.

A Federação salienta ainda que a gestão federal anterior informou que havia um estoque de cinco milhões de processos represados no INSS. A realidade é que o instituto enfrenta um caos estrutural, e o número de processos que aguardam análise é ainda maior: 7,1 milhões, como demonstra documento apresentado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Instabilidades recorrentes

FENASPS já havia denunciado as instabilidades recorrentes em nota publicada em fevereiro deste ano. De lá para cá, a situação piorou (clique para ampliar)

Passados três meses do início da nova gestão federal, porém, até o momento não foram apresentadas soluções que reestruturem a autarquia, ao contrário, os processos de trabalho e programas de gestão instituídos nos últimos anos, principal causa dos problemas, demonstraram sua total falência. Atualmente as inconsistências, instabilidades e falta de funcionamento dos sistemas e internet certamente vão ampliar os diversos problemas do instituto.

A Federação, ao final do documento, reiterou o Ofício FENASPS nº 35, que já havia feito a solicitação de audiência na última sexta-feira, 17 de março. Diante da ausência de agendamento e da relevância desta pauta, a FENASPS não teve outra alternativa senão cobrar novamente do MGI.

Somente a luta trará conquistas à classe trabalhadora!

Últimas notícias

terça-feira, 10/09/2024 FENASPS frisa importância de debate sobre orçamento público e defesa da Previdência Social em audiência na Câmara dos Deputados Nesta terça-feira, 10 de setembro, a FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o tema “Dívida Pública, Arcabouço Fiscal, ...
sexta-feira, 06/09/2024 Comando de greve SINTFESP/GO entrega ofício ao governo exigindo abertura de negociações Vice-ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, recebe do Comando de Greve do INSS-GO, Carta dos Trabalhadores e Trabalhadoras ao Presidente ...
quinta-feira, 05/09/2024 Após 24 horas de ocupação, e com a revogação da portaria que criminalizava o movimento grevista, o comando de greve desocupa a Presidência do INSS Os dias 4 e 5 de setembro de 2024 ficarão marcados na história dos trabalhadores e trabalhadoras da base do Seguro Social. Após uma ...