Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Servidor(a) do INSS: não seja novamente enganado!

Nos últimos dias tem circulado uma postagem nas redes sociais propondo criar uma entidade exclusiva para os servidores do Seguro Social (INSS).

É importante fazer uma retrospectiva sobre os fatos, pois esta seria a quinta vez que tentam criar um sindicato específico que não prosperou. Na década de 1990, um grupo da DC aliado dos gestores fundou uma Associação que até os dias de hoje faz muita propaganda, tem filiados que compraram participação de planos de saúde, sempre fez este proselitismo de defender exclusivamente esta categoria, mas que até a presente data os servidores que acreditaram na propagada ainda não sabem quando as promessas vão se concretizar.

Porém, a questão mais importante que todos e todas devem saber é que ao longo dos últimos 41 anos – das primeiras greves, realizadas de 1982 a 1984, até os dias de hoje – nenhuma conquista veio sem muita luta.

Esta luta árdua foi realizada via associações que deram origem à FENASPS e aos seus Sindicatos filiados. Não há um único projeto de lei, acordo de greve, conquistas, e concursos, que a FENASPS não tenha estado à frente, negociando.

A FENASPS não faz promessas e sim projetos de luta, por salários, melhores condições de trabalho, lutamos há 38 anos para implantar Planos de Carreiras. Porém, sucessivos governos se recusaram a implantar um plano de cargos e carreira, profissionalizando e valorizando a carreira do INSS.

Até mesmo quando o último ex-ministro assinou acordo de greve, prometeu em reunião com doze deputados, que levaria pessoalmente a proposta e Acordo de Greve, para o ex-presidente assinar. Pois vieram as eleições e o governo foi derrotado. Nem mesmo a emenda aprovada na CTASP, para corrigir o VB, tiveram a coragem de assinar, e infelizmente foi excluída da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 por vício de origem.

E novamente a Federação e Sindicatos filiados estão na frente de luta! Conseguimos romper a política de congelamento salarial de sete anos e o governo fará reajuste de 9% nos salários e 43,69% (ou R$ 200,00) no auxílio-alimentação.

A próxima tarefa agora será retomar as negociações específicas, visando debater o cumprimento do acordo de greve assinado em 2022 e também lutar para reposição das perdas salariais acumuladas em 27% nos últimos quatro anos.

Sobre a criação de outra entidade, urge a nós afirmar que vivemos numa democracia, com regras e leis, todos tem o direito de buscar seu lugar ao sol. Contudo, é obrigação da Federação alertar os servidores para não caírem em ciladas, analisando bem antes de embarcar nesta desventura. “Declare guerra a quem finge te amar”.

Desde já convocamos a categoria para se mobilizar para pressionarmos o governo e o Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei (PL) do Reajuste Emergencial e o PLN que é um empréstimo de duzentos milhões de reais, valor necessário para viabilizar esse aporte financeiro. Na segunda quinzena de abril as entidades do Fonasefe vão lançar a Campanha Salarial 2024 com ato em Brasília.

Brasília, 24 de março de 2023.

PLANTÃO DA DIRETORIA COLEGIADA DA FENASPS

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...