Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Servidor(a) do INSS: não seja novamente enganado!

Nos últimos dias tem circulado uma postagem nas redes sociais propondo criar uma entidade exclusiva para os servidores do Seguro Social (INSS).

É importante fazer uma retrospectiva sobre os fatos, pois esta seria a quinta vez que tentam criar um sindicato específico que não prosperou. Na década de 1990, um grupo da DC aliado dos gestores fundou uma Associação que até os dias de hoje faz muita propaganda, tem filiados que compraram participação de planos de saúde, sempre fez este proselitismo de defender exclusivamente esta categoria, mas que até a presente data os servidores que acreditaram na propagada ainda não sabem quando as promessas vão se concretizar.

Porém, a questão mais importante que todos e todas devem saber é que ao longo dos últimos 41 anos – das primeiras greves, realizadas de 1982 a 1984, até os dias de hoje – nenhuma conquista veio sem muita luta.

Esta luta árdua foi realizada via associações que deram origem à FENASPS e aos seus Sindicatos filiados. Não há um único projeto de lei, acordo de greve, conquistas, e concursos, que a FENASPS não tenha estado à frente, negociando.

A FENASPS não faz promessas e sim projetos de luta, por salários, melhores condições de trabalho, lutamos há 38 anos para implantar Planos de Carreiras. Porém, sucessivos governos se recusaram a implantar um plano de cargos e carreira, profissionalizando e valorizando a carreira do INSS.

Até mesmo quando o último ex-ministro assinou acordo de greve, prometeu em reunião com doze deputados, que levaria pessoalmente a proposta e Acordo de Greve, para o ex-presidente assinar. Pois vieram as eleições e o governo foi derrotado. Nem mesmo a emenda aprovada na CTASP, para corrigir o VB, tiveram a coragem de assinar, e infelizmente foi excluída da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 por vício de origem.

E novamente a Federação e Sindicatos filiados estão na frente de luta! Conseguimos romper a política de congelamento salarial de sete anos e o governo fará reajuste de 9% nos salários e 43,69% (ou R$ 200,00) no auxílio-alimentação.

A próxima tarefa agora será retomar as negociações específicas, visando debater o cumprimento do acordo de greve assinado em 2022 e também lutar para reposição das perdas salariais acumuladas em 27% nos últimos quatro anos.

Sobre a criação de outra entidade, urge a nós afirmar que vivemos numa democracia, com regras e leis, todos tem o direito de buscar seu lugar ao sol. Contudo, é obrigação da Federação alertar os servidores para não caírem em ciladas, analisando bem antes de embarcar nesta desventura. “Declare guerra a quem finge te amar”.

Desde já convocamos a categoria para se mobilizar para pressionarmos o governo e o Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei (PL) do Reajuste Emergencial e o PLN que é um empréstimo de duzentos milhões de reais, valor necessário para viabilizar esse aporte financeiro. Na segunda quinzena de abril as entidades do Fonasefe vão lançar a Campanha Salarial 2024 com ato em Brasília.

Brasília, 24 de março de 2023.

PLANTÃO DA DIRETORIA COLEGIADA DA FENASPS

Últimas notícias

quarta-feira, 08/01/2025 Servidores(as) públicos(as) unidos pela democracia! Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, lembramos a tentativa de golpe civil-empresarial-militar que ameaçou a nossa democracia, há dois anos, em 2023. O Fórum das ...
sexta-feira, 20/12/2024 Recesso de final de ano: confira o expediente da FENASPS O ano de 2024 foi muito intenso. Debates no Congresso Nacional, mobilizações nas ruas, atividades em Brasília e em várias partes do país, a ...
sexta-feira, 20/12/2024 FENASPS estuda medidas cabíveis contra novo reajuste nos planos da GEAP anunciado para fevereiro de 2025 A FENASPS se reuniu com o diretor-presidente da GEAP, Douglas Figueredo, e demais membros da diretoria nessa terça-feira, 17 de dezembro, a partir de ...