Fenasps

terça-feira, 21/03/2023

Todo dia é dia de combate ao racismo!

21 de março marca o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul, no ano de 1966, quando 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe.

Esta lei previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir, em uma das mais cruéis faces do regime do Apartheid, vigente de 1948 até 1994. Como resposta àquela mobilização, tropas do exército local atiraram contra os manifestantes, resultando em 186 pessoas feridas e 69 mortas. Saiba mais aqui e aqui.

No Brasil, o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é um lembrete imprescindível para refletir sobre o racismo, que reproduz discriminações e preconceitos que afetam todas as esferas de atividade social, gerando inúmeras barreiras de acesso de pessoas pretas ou pardas ao mercado de trabalho, a condições dignas de vida, moradia, saúde e educação.

A despeito de avanços consideráveis conquistados na luta contra o racismo no país – como a edição da Lei Caó, de 1989, e a recente promulgação da Lei 14.532, de 2023, que equipara a injúria ao preconceito racial – a verdade indiscutível é que o Brasil ainda está muito distante do pleno reconhecimento dos direitos, valores e culturas dos afrodescendentes e povos originários, ainda que atualmente haja um protagonismo cada vez maior dos movimentos que reivindicam essas pautas históricas.

É preciso repudiar o racismo em todos os contextos e situações! Não existe mal-entendido, não existe brincadeira, não existe liberdade de opinião, se antes deles existirem uma fala racista. Racismo, nunca é demais lembrar, é crime!

Uma das mais relevantes lutas do povo preto é pela resistência racial!

Viva a resistência negra!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...