Fenasps

segunda-feira, 21/03/2022

Dia Internacional da Luta contra a discriminação racial propõe reflexões sobre a resistência negra

O 21 de março ficou marcado na história como o dia em que ocorreu o Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas devido às práticas racistas daquele governo.

Para marcar a data e propor uma reflexão para que esta atrocidade não volte a se repetir jamais, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Internacional de Luta contra a discriminação em 21 de março, dando visibilidade às lutas contra a discriminação, denunciar o racismo e não deixar passar despercebidas diversas outras atitudes de discriminação racial pelo mundo.

É sabido que estamos vivendo tempos tenebrosos, de recrudescimento da cultura do ódio, do assédio sexual, do estupro, do extermínio da juventude negra.

No Brasil e no mundo, a violência policial e o racismo estrutural põem em evidência como corpos negros e periféricos podem ser descartados por meio da necropolítica e da exclusão das pessoas negras do mundo do trabalho, dos serviços públicos e da convivência social.

Uma das mais relevantes lutas do povo preto é pela resistência racial! Que possamos conviver em harmonia, com a garantia de direitos, e reparação histórica aos negros e negras deste país.

Viva Zumbi, viva Dandara, símbolos do quilombo dos Palmares!

Viva a resistência negra!

Últimas notícias

quarta-feira, 23/11/2022 EVENTO SUSPENSO – Encontro Nacional dos(as) aposentados(as) e Pensionistas (IV Enapen) Aos sindicatos Estaduais Assunto: Suspensão do IV Enapen-Fenasps Senhores(as), Diante da crise sanitária e aumento de contaminações e internações com a nova variante d ...
sexta-feira, 18/11/2022 20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – DEVEMOS LUTAR POR IGUALDADE RACIAL O ser humano deveria se conscientizar da sua importância em um planeta que já conta com mais de 8 bilhões de habitantes e que ...
quinta-feira, 17/11/2022 ENTIDADES DO FONASEFE ENTREGAM A EQUIPE DE TRANSIÇÃO PAUTA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS A FENASPS junto com as entidades do FONASEFE encaminhou hoje 17/11, documento com reivindicações dos servidores públicos federais para protocolar com a equipe de ...