Fenasps

terça-feira, 21/03/2023

Todo dia é dia de combate ao racismo!

21 de março marca o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul, no ano de 1966, quando 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe.

Esta lei previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir, em uma das mais cruéis faces do regime do Apartheid, vigente de 1948 até 1994. Como resposta àquela mobilização, tropas do exército local atiraram contra os manifestantes, resultando em 186 pessoas feridas e 69 mortas. Saiba mais aqui e aqui.

No Brasil, o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é um lembrete imprescindível para refletir sobre o racismo, que reproduz discriminações e preconceitos que afetam todas as esferas de atividade social, gerando inúmeras barreiras de acesso de pessoas pretas ou pardas ao mercado de trabalho, a condições dignas de vida, moradia, saúde e educação.

A despeito de avanços consideráveis conquistados na luta contra o racismo no país – como a edição da Lei Caó, de 1989, e a recente promulgação da Lei 14.532, de 2023, que equipara a injúria ao preconceito racial – a verdade indiscutível é que o Brasil ainda está muito distante do pleno reconhecimento dos direitos, valores e culturas dos afrodescendentes e povos originários, ainda que atualmente haja um protagonismo cada vez maior dos movimentos que reivindicam essas pautas históricas.

É preciso repudiar o racismo em todos os contextos e situações! Não existe mal-entendido, não existe brincadeira, não existe liberdade de opinião, se antes deles existirem uma fala racista. Racismo, nunca é demais lembrar, é crime!

Uma das mais relevantes lutas do povo preto é pela resistência racial!

Viva a resistência negra!

Últimas notícias

sexta-feira, 28/11/2025 FENASPS E SINDICATOS FILIADOS ACIONAM A JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE PAIS E MÃES NO PLANO DA GEAP A FENASPS, em conjunto com sindicatos federados, ingressou com Ação Civil Pública para impedir que a GEAP Autogestão em Saúde exclua pais, mães, padrastos ...
quinta-feira, 27/11/2025 MILITANTES DA FENASPS PARTICIPAM DE ATO NO MGI EM DEFESA DOS DIREITOS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS Após ato contra a reforma administrativa no congresso, os representantes da FENASPS em unidade com os servidores aposentados e os pensionistas de Brasília e ...
terça-feira, 25/11/2025 25 DE NOVEMBRO – MARCHA NACIONAL DAS MULHERES NEGRAS O racismo se estrutura nas diferenças de oportunidade, de renda e de acesso a serviços essenciais. Nesse contexto, os serviços públicos são fundamentais para ...