Mulheres unidas por recomposição salarial e valorização no Serviço Público!
Já são quase sete anos sem nenhuma recomposição salarial. Esse é o cenário de terra arrasada que deixaram os ex-presidentes da República Michel Temer e Jair Bolsonaro para as Servidoras e Servidores Públicas(os) Federais (SPFs). São milhares de famílias que viram o poder de compra ser dilapidado pela carestia e inflação galopantes no último período. Somente nos últimos quatro anos (2019 a 2022), as perdas inflacionárias dos(as) SPFs chegaram a 27%.
É de 27%, inclusive, o índice de recomposição salarial reivindicado pelas entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, em ofício protocolado em 2 de janeiro de 2023, com as pautas emergenciais dos(as) SPFs.
Nessa seara, é fundamental exaltar as mulheres do funcionalismo federal neste Dia Internacional da Mulher que se aproxima. Neste 8 de Março, celebrado nesta quarta-feira, a FENASPS e seus sindicatos filiados homenageiam as trabalhadoras de sua base, que são maioria numérica nos locais de trabalho.
Na Saúde, segundo um estudo da Fiocruz, 70% da mão de obra são compostos por profissionais do sexo feminino. E, nos balcões das Agências da Previdência Social (APS) e centrais de análise no INSS, a realidade não é diferente.
Contudo, a expressiva superioridade numérica é comprometida pelo fato de que apenas 40% dos cargos de direção são ocupados pelas mulheres, provando que o machismo e o patriarcalismo estão profundamente marcados na realidade social do nosso país.
BASTA ÀS VIOLÊNCIAS
Em pleno 2023, ainda precisamos conviver com casos de violência contra a mulher, e pior, com estatísticas alarmantes sobre o número de feminicídios. Não obstante, é preciso ressaltar que a violência não é só física!
Humilhar, xingar, diminuir a autoestima feminina; fazer a mulher achar que está ficando louca; jogar objetos; sacudir e apertar os braços; controlar o dinheiro e reter o dinheiro; forçar atos sexuais desconfortáveis também são exemplos de violência. Se você vivencia ou conhece alguém que passa por situações desse tipo, não hesite, denuncie! Ligue no 180 e faça a sua denúncia, que, vale ressaltar, é absolutamente sigilosa.
POR JORNADA JUSTA
Nos últimos três anos, a pandemia de Covid-19 demonstrou que as mulheres são mais impactadas com duplas e triplas jornadas, mesmo em um momento em que os homens estiveram mais presentes em suas casas devido ao teletrabalho forçado pelo isolamento social.
O que é tido como uma tarefa “natural” a uma mulher, na verdade é socialmente construído e imposto. Não podemos aceitar o acúmulo de funções, dentro e fora das casas, como uma glória – e ao mesmo tempo um “heroísmo” ingrato – e sim combatê-lo.
Não aceitamos que as mulheres sejam penalizadas com jornadas árduas e sem o menor reconhecimento. A luta pela jornada de trabalho não pode ser relegada: ela deve fazer parte dos debates sobre melhores condições de trabalho a todo o momento.
Por isso, a FENASPS e seus sindicatos filiados estão na luta pela jornada de 30h semanais para todas e todos, seja nos ministérios da Saúde e do Trabalho, seja no INSS e na Anvisa.
No base do Seguro e da Seguridade Social e Anvisa as mulheres são maioria e é com essa união e luta que poderemos mobilizar toda a categoria em busca de recomposição salarial e valorização profissional. Viva o 8 de Março!
Homenagens nos anos anteriores
Já virou uma tradição: a FENASPS sempre faz postagens especiais no Dia Internacional da Mulher, marcando o 8 de Março como uma das mais simbólicas datas do calendário anual das lutas trabalhistas.
Confira abaixo o que a FENASPS preparou nos anos anteriores:
2022
As mulheres são vanguarda na luta por recomposição salarial e valorização no Serviço Público – confira aqui
2021
Pandemia escancara ainda mais os desafios sociais das mulheres – confira aqui
As mulheres serão mais impactadas caso a PEC 32 seja aprovada – confira aqui
Mulheres que inspiram o Serviço Público: Nise da Silveira – confira aqui
2020
Ato do Dia da Mulher em Brasília mobiliza mais de seis mil manifestantes neste 8 de Março – confira aqui
2019
Nenhuma a menos: basta de violência contra a mulher! – confira aqui
2018
Fenasps em defesa dos direitos das mulheres! – confira aqui
2017
8 de março – Juntas na luta em defesa dos direitos das mulheres – confira aqui
Mulheres na luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista! – confira aqui
2015
Como a Dívida Pública afeta as mulheres – confira aqui
2014
Ipea revela dados inéditos sobre violência contra a mulher – confira aqui
2012
As mulheres que brilham no 8 de março – confira aqui
Chega de machismo e metas abusivas e exaustivas!
Jornada de 30 horas semanais já, com recomposição salarial de 27%!
Todas juntas nesta luta!