Após duas semanas, greve alcança 26 unidades da federação. Confira as atualizações do CNG
A greve na base da Fenasps – servidores das carreiras do Seguro Social (INSS) e Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho – CPST) – chegou ao 17º dia nesta sexta-feira, 8 de abril. Em relação ao levantamento anterior do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps, servidores de mais dois estados aderiram à greve: Amazonas (foto e vídeo da assembleia de Manaus abaixo) e Maranhão.
Com isso, já são 26 unidades federativas (25 estados e o Distrito Federal) com paralisação de atividades no INSS, e em pelo menos três com greve no Ministério do Trabalho: Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O levantamento feito pelo CNG/Fenasps apontou greve no INSS nos Estados: AC – AL – AM – AP – BA – CE – ES – GO/TO – MA – MT – MS – MG – PA – PB – PE – PR – PI – RJ – RN – RS – RO – SC – SP – SE e no DF. Veja no mapa abaixo:
Resumo da semana
O CNG/Fenasps preparou um pequeno resumo dos fatos da semana, nos tópicos abaixo. Confira:
- Em reunião na DGPA do INSS nessa quarta-feira, 6 de abril, a gestão da autarquia afirmou que não haverá desligamento de servidores em Programas de Gestão em razão de adesão à Greve. Saiba mais;
- Também na reunião na DGPA/INSS, a gestão da autarquia afirmou que o INSS está preparando uma Nota Técnica para argumentar a defesa da Carreira de Estado para os servidores do Seguro Social. A nota será apresentada à FENASPS para análise;
- O CNG/FENASPS reforça que as reuniões junto ao governo somente foram possíveis em razão da mobilização dos servidores grevistas. Confira live realizada nesta terça-feira, 5;
- Comando de Greve visita APS em Brasília e dialoga com servidores sobre a greve. Veja como foi;
- Áudio vazado, atribuído ao Ministro do Trabalho e Previdência, gera revolta nos servidores do INSS. Leia nota da Fenasps a respeito.
Reunião com o presidente do INSS
Diante de várias tratativas, e com a mobilização em Brasília e nos estados, a Fenasps conseguiu agendar uma reunião – sobre as reivindicações da categoria – pautas com o novo presidente do INSS, Guilherme Serrano. A audiência será na manhã da próxima segunda-feira, 11 de abril.
O caminho das conquistas será o fortalecimento da greve!
Juntos e juntas somos mais fortes! 💪🏽