Fenasps

quinta-feira, 07/04/2022

CNG/Fenasps reivindica atendimento da pauta econômica e questões específicas em reunião na SGP/ME nesta terça, 5

Nessa terça-feira, 5 de abril, a Fenasps participou de uma audiência na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME). Desta vez, a reunião tratou, além da recomposição salarial de 19,99%, reivindicado pelo conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs), especificamente de pontos importantes para os servidores da base da Fenasps (carreiras do Seguro e da Seguridade Social).

Na reunião, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps foi representado por Moacir Lopes, Cristiano Machado, Thaize Antunes, Daniel Emmanuel, Luciano Véras e Gilberto Silva. Também participaram representantes de outras entidades sindicais.

Nessa terça-feira, 5, algumas respostas foram dadas pelo governo em relação às demandas apresentadas da audiência do dia 29 de março: carreira de Estado, um prazo para que a proposta de 19,99% seja respondida, devolução dos descontos da greve de 2009, dentre outras pauta.

Os representantes do Ministério da Economia informaram que, em relação à carreira de Estado para servidores do INSS, deve ser construído um arcabouço jurídico para justificar esta mudança na estrutura do Seguro Social. O INSS, inclusive, já possui um parecer neste sentido, o que dá mais importância para que consolidar esta construção, visando a efetiva mudança na Carreira.

A Fenasps realizou uma live, na noite desta terça-feira, 5 de abril, para avaliar como foi a reunião na SGP do Ministério da Economia. Assista abaixo:

Breve histórico

Esta foi a quarta reunião que a Fenasps participa no Ministério da Economia desde o dia 22 de março, quando as entidades do Fonasefe foram recebidas e o governo firmou o compromisso de que iria responder as entidades em 1º de abril, data em que novamente a entidades que representam os SPFs foram convocada a uma reunião na SGP.

Na ocasião, o Ministério da Economia afirmou que não havia “nenhuma capacidade de negociar” um reajuste salarial aos SPFs, o que pareceu, a trabalhadores de todo o Brasil que aguardavam o resultado positivo deste encontro, uma peça que o governo pregou para celebrar o 1º de abril, Dia da Mentira.

Especificamente para tratar da pauta da base da Fenasps, houve uma reunião no dia 29 de março, mas efetivamente o governo não fez nenhuma proposta às entidades sindicais.

A greve continua!

Juntos e juntas somos mais fortes! 💪🏽

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...