Fenasps

quinta-feira, 24/03/2022

Greve se fortalece em seu segundo dia. Fenasps busca negociação via Congresso Nacional

A greve nacional dos servidores do INSS, deflagrada nesta quarta-feira, 23 de março, começou seu segundo dia ainda mais fortalecida! Dois novos estados (AP e MT) e o Distrito Federal se integraram ao movimento paredista, que já está presente em 18 unidades da federação (ontem eram 16).

Há registro adesão à greve de servidores do INSS nos seguintes estados: AP – BA – CE – ES – GO/TO – MG – MS – MT – PA – PE – PR – PI – RN – RS – SC – SP e no Distrito Federal. Também há paralisação de servidores(as) dos ministérios da Saúde e do Trabalho em Mato Grosso Sul, Espirito Santo, Minas Gerais e no Paraná. Ainda construindo a mobilização estão servidores de RJ – MA -– AM – RO – RR – AL – PB – SE. Veja no mapa acima (clique para ampliar).

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps cumpriu as tarefas da vigília permanente unificada dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) no Ministério da Economia. Relembre como foi a vigília diária nos dias 17/03, 21/03, 22/03 e 23/03.

Caravanas a Brasília: de 29 a 31 de março

As entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estão convocando caravanas para o Ocupa Brasília, com atividades de 29 a 31 de março. Vale ressaltar que dia 1º de abril é o prazo que o Ministério da Economia deu para responder às reivindicações dos SPFs.

É importante que sindicatos enviem militantes para juntos e juntas consolidar esta luta! Quer participar? Procure o seu sindicato estadual e participe desta mobilização!

Nessa quarta-feira, 23, uma comissão do Comando de Greve do Ceará, após pressão, foi recebida pelo presidente do INSS, reapresentando a pauta de reivindicações dos(as) servidores. Na medida que houver informações complementares, o CNG enviará para os comandos estaduais de greve.

Mais uma vez, o CNG/Fenasps ressaltou a importância de os sindicatos estaduais filiados e as oposições sindicais de enviarem o quadro atualizado da adesão da categoria à greve. As informações devem ser enviadas aos e-mails fenasps@fenasps.org.br e imprensa@fenasps.org.br.

Confira aqui o Comunicado do CNG/Fenasps nº 03.

Em busca de negociação, Fenasps recorre ao Congresso

O CNG da Fenasps reiterou mais uma vez o pedido de audiência com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e com o ministro do Trabalho e Previdência (MTP), Onyx Lorenzoni.

Após a última audiência, realizada em 9 de março, ficou acertado que seria realizada uma nova reunião nesta sexta-feira, 25 de março, mas até o momento não houve confirmação oficial por parte do MTP.

Diante disso, a Fenasps vem buscando realizar novas articulações para que o Governo Federal negocie com as entidades sindicais para resolução das demandas, principalmente da pauta emergencial – 19,99% de reajuste e abertura de negociação para pontos específicos dos servidores(as) da carreira do Seguro Social.

O CNG encaminhou ofício aos presidentes da Câmara e do Senado solicitando esforço coletivo para estabelecer negociações da pauta de reivindicação dos servidores e pauta emergencial para reposição das perdas salariais que acumulam 19,99% somente nos últimos três anos. Veja abaixo os ofícios:

  • Ofício FENASPS n° 022/2022, para o Ministério do Trabalho e Previdência – CLIQUE AQUI;
  • Ofício FENASPS n° 023/2022, para o INSS – CLIQUE AQUI;
  • Ofício FENASPS n° 024/2022, para a Presidência da Câmara – CLIQUE AQUI;
  • Ofício FENASPS n° 025/2022, para a Presidência do Senado – CLIQUE AQUI.

Também foi enviado ofício para as lideranças partidárias da Câmara e do Senado, bem como para os deputados da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

A hora de lutar é agora!

Junte-se a nós! 💪🏽

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...