Fenasps

sexta-feira, 18/02/2022

Em ato que marca 30 dias sem resposta do governo, Fenasps e entidades levam ‘bolo’ para Guedes. Negociação, já!

Fenasps marcou presente em ato do Fonasefe, cuja íntegra foi transmitida pela página da federação no Facebook. Assista aqui (clique para ampliar)

A Fenasps participou, junto de diversas outras entidades do Fonasefe, nesta sexta-feira, 18, de um ato simbólico no Ministério da Economia, em Brasília, em protesto aos 30 dias sem respostas à proposta de recomposição salarial de 19,99%, dentre outras pautas.

Um bolo deste ‘infeliz aniversário’ foi levado ao ato, e Paulo Guedes devidamente convidado para o ato, mas não compareceu. Confira mais fotos do ato na galeria abaixo:

Pauta emergencial

No último dia 18 de janeiro, o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram ofício pedindo abertura de mesa de negociação sobre a recomposição salarial. Até o momento não houve nenhuma resposta, demonstrando o total descaso que o Governo Federal trata os Servidores Públicos Federais (SPFs).

O índice de 19,99% é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro — de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. Saiba mais aqui.

Para a diretora da Fenasps, Laurizete Gusmão, que esteve presente no ato, é negociação ou greve. “Dia 16 de março, quando esta Esplanada estiver cheia de manifestantes, o governo vai ter que negociar, senão os SPFs vão fazer greve!”, disse a dirigente sindical, que na sua fala também repudiou as atitudes negacionistas de Jair Bolsonaro e a perseguição aos servidores da Anvisa, do Ministério da Saúde e do INSS.

Confira abaixo a participação da Fenasps no ato:

Novo calendário de mobilizações

Na reunião do Fonasefe um dia antes, 17 de fevereiro, as entidades que compõem o fórum, dentre elas a Fenasps, deliberaram por uma alteração no calendário de mobilizações.

Anteriormente agendada para o dia 9 de março, agora o Dia Nacional da Greve Geral será em 16 de março, data indicada como um ultimato das entidades nacionais para receber resposta do Governo Federal em relação à pauta emergencial protocolada no dia 18 de janeiro.

Se em um prazo de 15 dias não houver nenhuma resposta formal do governo, as entidades orientam que os SPFs deflagrem Greve Geral por Tempo Indeterminado.

Veja o calendário:

  • 23 de fevereiro, quarta-feira – Plenária Nacional do Fonasefe, às 18h;
  • 8 de março, terça-feira – Dia Internacional de Luta das Mulheres;
  • 16 de março, quarta-feira – Dia Nacional de Greve: ultimato ao Governo Federal!;
  • 30 de março, quarta-feira – Indicativo de Deflagração de Greve por Tempo Indeterminado.

Ato também em MG

Além do ato em Brasília, também houve uma manifestação simbólica em Belo Horizonte/MG. A atividade foi uma iniciativa do Sintsprev/MG. Veja mais fotos na galeria:

Últimas notícias

sexta-feira, 11/07/2025 Reforma Administrativa: É mentira que a proposta do Congresso Nacional não vai atingir os atuais servidores Discurso de que a reforma atingiria apenas futuros servidores é pra desmobilizar o funcionalismo público Os defensores da Reforma Administrativa do Congresso Nacional usam ...
sexta-feira, 11/07/2025 Unidade de todos os servidores na luta contrarreforma administrativa O argumento de “combate aos supersalários”, promovido pelos deputados da extrema direita e centrão em prol da Reforma Administrativa, é um espantalho usado para ...
terça-feira, 08/07/2025 Na luta contra a “reforma” administrativa, FENASPS participa de seminário na Câmara dos Deputados A FENASPS participou, nesta terça-feira, 8 de julho, do Seminário Nacional em defesa do Serviço Público, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos ...