Fenasps

quinta-feira, 09/12/2021

Fenasps realiza Jornada de Luta com sindicatos filiados e Fonasefe na semana de 6 a 9 de dezembro

Militantes da base da Fenasps realizam ato na Direção Central do INSS nesta quinta-feira, 9 de dezembro (clique para ampliar)

Na sequência de luta contra a PEC 32 – a Contrarreforma Administrativa – , e também realizando pressão para que a Direção do INSS responda à pauta de reivindicações da categoria (veja aqui), a base da Fenasps e sindicatos filiados em conjunto federais realizou atos, paralisações e atividades em Brasília e em vários Estados no decorrer desta semana (6 a 9 de dezembro).

Representantes dos estados de MG, PA, PR, SP e do Distrito Federal, participaram das atividades com o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs) com atos e vigília permanente com presença de militantes em Brasília, realizando intensas mobilizações contra a PEC nº 32/2020 no decorrer de treze semanas, de forma consecutiva, desde setembro.

Dia Nacional de Luta em 8 de dezembro

Nessa quarta-feira, 8 de dezembro, os militantes da base da FENASPS dos estados de MG, PA, PR, SP, e do DF se somaram ao conjunto dos servidores federais e movimentos sociais realizando importante ato em frente à casa do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, m protesto contra a contrarreforma administrativa (PEC 32). Veja as fotos do ato em Brasília:

Além desta manifestação na capital federal, também houve atividades realizadas simultaneamente em diversos Estados, com paralisações nas agências e superintendência do INSS diante da destruição da Previdência Social pública, da precarização e intensificação do trabalho dos(as) servidores(as), do processo de extinção do Serviço Social no INSS em curso.

Dentre as reinvindicações dos servidores(as) estão o retorno ao atendimento presencial à população; fim do assédio moral institucionalizado aos servidores(as); concurso público já, entre outras pautas que envolvem os direitos dos(as) trabalhadores(as) do instituto e da população que necessita dos benefícios e serviços do INSS.

Neste Dia Nacional de Luta, Assistentes Sociais do INSS denunciaram o processo de Privatização da Previdência e do Serviço Social no INSS e entregam carta aberta (leia aqui) em vários Estados. Veja na galeria abaixo:

Em São Paulo/SP, militantes da base FENASPS informaram que tentaram reunião com o presidente do INSS, José Carlos de Oliveira, que estaria em inauguração, nessa quarta, 8 de dezembro, da Agência Penha, na capital paulista.

Porém, os militantes não tiveram acesso ao presidente e até o momento não obtiveram informações concretas se o mesmo compareceu à inauguração. Ainda assim, os trabalhadores(as) do INSS foram recebidos(as) pelo superintendente regional, na ocasião em que foi debatida e exposta a pauta dos(as) trabalhadores(as) do Seguro Social (fotos acima) e ressaltado o assédio para ampliação do número de atendimento das avaliações sociais.

Reunião com Dirben e DSS

Diante do processo de extinção do Serviço Social e esvaziamento de suas atividades técnicas, imposição de aumento de avaliações sociais impedindo o atendimento com qualidade, os(as) assistentes sociais presentes em Brasília dos Estados do Paraná e Pará realizam uma reunião presencial na noite do dia 8 de dezembro com representantes da Diretoria de Benefícios (Dirben) e da Divisão de Serviço Social (DSS) do INSS. Veja mais fotos abaixo:

Na ocasião, os trabalhadores(as) do Serviço Social no INSS solicitaram o retorno de suas atividades técnicas, fim do assédio moral, construção coletiva dos planos de trabalho e que a Dirben envie comunicado aos gestores nas superintendências e gerências executivas para retirada imediata da imposição de aumento do número das avaliações sociais, considerando o impacto na qualidade do atendimento e da saúde e da vida das trabalhadoras do Serviço Social. Na reunião, a Dirben se comprometeu a discutir com a presidência do INSS essa pauta na próxima segunda-feira, 13 de dezembro.

Além disso, a FENASPS ressaltou que encaminhou ofício ao presidente do INSS há mais de 30 (trinta) dias com a pauta de reinvindicações da categoria, com a solicitação de audiência para debatê-la. Contudo, em um ato que demonstra seu total descaso com os(as) trabalhadores(as) da autarquia, até o momento não houve retorno do novo presidente do INSS.

Ato na Direção Central no dia 9

Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, os militantes da base da FENASPS dos Estados MG, PA, PR, SP e do DF, realizaram um ato na Direção Central do INSS, em Brasília, denunciando o desmonte do INSS e reivindicando o atendimento da pauta de reinvindicações da categoria.

No decorrer do ato (fotos acima), a assessoria do INSS informou que o presidente da autarquia deverá receber a federação ainda neste mês de dezembro. Vamos ficar de olho!

A FENAPS orienta a categoria a se manter mobilizada, e sempre buscar seus sindicatos nos Estados em qualquer situação que possa se configurar assédio moral.

Aos(às) trabalhadores(as) do Serviço Social, reiteramos os encaminhamentos da Reunião Ampliada do Serviço Social realizada no último dia 1º de dezembro: NÃO aceitar a imposição da ampliação do número de avaliações sociais, considerando os rebatimentos na qualidade do atendimento da população e a redução do Serviço Social a atividade de avaliação social, representando assim, a EXTINÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA!

SEGUIREMOS FIRMES NA DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA E DO SERVIÇO SOCIAL NO INSS!!

SÓ COM LUTA TEREMOS CONQUISTAS!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...