Fenasps

sexta-feira, 19/11/2021

Lutar contra a PEC 32 é fazer o enfrentamento antirracista!

Mais um 20 de Novembro se aproxima, e novamente os trabalhadores(as) são conclamados a reafirmar o Dia da Consciência Negra. Neste momento em particular, a maior luta dos servidores públicos federais é contra a PEC 32, a chamada ‘reforma administrativa’ do governo Bolsonaro. Que, de reforma, não tem nada!

Se aprovada, a PEC 32 vai autorizar a terceirização irrestrita em áreas como a Saúde e Educação, além de permitir a contratação temporária de servidores por até 10 anos, precarizando os trabalhadores(as) do Serviço Público, e extinguindo o concurso público enquanto forma de ingresso no funcionalismo.

Quem mais sofrerá com as medidas previstas na PEC 32 será a população negra! Em uma ponta, negras e negros são cerca de 67% de toda a população atendida pelo SUS (segundo estudo do IPEA de 2008). Na outra ponta, embora quase metade de todos os trabalhadores(as) do Serviço Público seja preta (47,4%, também segundo o IPEA), a sua grande maioria está em carreiras menos valorizadas pelo governo, com menores remunerações, ressaltando esta desigualdade de raça.

Veja abaixo o vídeo que a Secretaria de Gênero, Raça e Classe da Fenasps preparou para marcar o Dia da Consciência Negra de 2021:

Com a PEC 32, esta situação se agravará, já que esta contrarreforma certamente irá precarizar ainda mais o Serviço Público e seus trabalhadores(as). Por isso, precisamos nos mobilizar contra este ataque aos servidores e ao Serviço Público!

Não basta sermos contra o racismo; precisamos ser antirracistas! A luta é o instrumento que temos para nos opor ao desmonte do SUS, no INSS e nos serviços públicos de uma forma geral. É hora de resistirmos à continuação do racismo sistemático que marca a história do Brasil!

Lutar contra a PEC 32 é defender os direitos daqueles que mais precisam!

Viva Zumbi e Dandara dos Palmares!

Viva Marielle Franco!

Viva a resistência negra!



Secretaria de Gênero, Raça e Classe
Diretoria Colegiada da FENASPS

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...