Fenasps

quinta-feira, 12/08/2021

Fenasps notifica órgãos do governo sobre a Greve Geral de 18 de agosto

Cumprindo as formalidades previstas pela legislação, a Fenasps protocolou ofícios nos ministérios da Economia e da Saúde, e no INSS, comunicando previamente que os(as) servidores(as) da base da federação poderão aderir à paralisação da Greve Geral em 18 de agosto, de forma conjunta com demais Servidores Públicos Federais (SPFs) e demais categorias de trabalhadores(as).

Além disso, a federação solicitou audiência com os representantes dos órgãos para debater as reivindicações da categoria, conforme plano de lutas aprovado na Plenária Nacional realizada no último dia 10 de julho.

Ainda, a Fenasps cobrou cópia da proposta de regulamentação do Comitê Gestor da carreira do Seguro Social – previsto no acordo de Greve de 2015, consolidado na Lei nº 13.324/2016 – que já foi enviada para outra entidade. Até hoje, quase seis anos depois da assinatura do acordo (veja aqui), o Comitê Gestor do Seguro Social não foi regulamentado.

O Comitê para a carreira da Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde e Trabalho – CPST) está previsto no acordo de greve (veja aqui), mas não foi incluído na Lei 13.324/2016. Ainda assim, a Fenasps cobrou a sua implantação, e solicitou audiência com o ministro da Saúde para debater possíveis resoluções para os problemas nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro/RJ.


Salários congelados

No ofício, a Fenasps argumentou ainda que os servidores(as) públicos(as) da sua base estão com salários congelados há alguns anos, e deixaram de receber os adicionais de insalubridade e vale-transporte, além de perceberem um aumento em seus gastos devido ao trabalho remoto, sem nenhuma contrapartida. Dessa forma, os movimentos de protesto são inevitáveis.

Confira abaixo a íntegra dos ofícios:

  • Ofício FENASPS n° 061/2021, para o INSSCLIQUE AQUI;
  • Ofício FENASPS n° 062/2021, para o Ministério da EconomiaCLIQUE AQUI;
  • Ofício FENASPS n° 063/2021, para o Ministério da SaúdeCLIQUE AQUI.

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...