Fenasps

quinta-feira, 03/12/2020

Existem mais servidores públicos no Brasil que em ‘países desenvolvidos’? A OCDE diz que não

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Para justificar a Reforma Administrativa, o governo se utiliza de ideias neoliberais que são repetidas há dezenas de anos. São ideias tão repetidas que se tornaram verdadeiras lendas, pois ninguém sabe mais de onde vieram, se são embasadas em algum estudo científico ou se são apenas mentiras bem contadas.

Uma dessas lendas é a ideia de que os países desenvolvidos possuem poucos funcionários públicos e que o motivo do Brasil não se desenvolver é porque o Estado estaria, supostamente, “inchado” de funcionários.

Desmentindo isso, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publica periodicamente estudos como esse que apresentamos no gráfico, que indicam exatamente o contrário: quanto mais funcionários públicos, mais desenvolvido é o país.

Isso é assim pelo motivo óbvio de que haverá mais mão de obra para atender à população com serviços públicos de qualidade. Como se observa, o Brasil está quase no final da lista de países quando o assunto é a quantidade de funcionários públicos.

Por isso, não faz sentido aprovar uma Reforma Administrativa que reduz o número deles. Para desenvolver o país, é preciso mais serviços oferecidos à população e isso demanda mais gente contratada. É hora de abandonar mais essa lenda neoliberal e dizer não à Reforma Administrativa.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #LendasdoServiçoPublico, #ConcursoPublicoJá, #MentirasNeoliberais, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Mais servidores(as) públicos(as) sim, Reforma Administrativa não!

Últimas notícias

quarta-feira, 23/11/2022 EVENTO SUSPENSO – Encontro Nacional dos(as) aposentados(as) e Pensionistas (IV Enapen) Aos sindicatos Estaduais Assunto: Suspensão do IV Enapen-Fenasps Senhores(as), Diante da crise sanitária e aumento de contaminações e internações com a nova variante d ...
sexta-feira, 18/11/2022 20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – DEVEMOS LUTAR POR IGUALDADE RACIAL O ser humano deveria se conscientizar da sua importância em um planeta que já conta com mais de 8 bilhões de habitantes e que ...
quinta-feira, 17/11/2022 ENTIDADES DO FONASEFE ENTREGAM A EQUIPE DE TRANSIÇÃO PAUTA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS A FENASPS junto com as entidades do FONASEFE encaminhou hoje 17/11, documento com reivindicações dos servidores públicos federais para protocolar com a equipe de ...