Fenasps

quinta-feira, 03/12/2020

Existem mais servidores públicos no Brasil que em ‘países desenvolvidos’? A OCDE diz que não

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Para justificar a Reforma Administrativa, o governo se utiliza de ideias neoliberais que são repetidas há dezenas de anos. São ideias tão repetidas que se tornaram verdadeiras lendas, pois ninguém sabe mais de onde vieram, se são embasadas em algum estudo científico ou se são apenas mentiras bem contadas.

Uma dessas lendas é a ideia de que os países desenvolvidos possuem poucos funcionários públicos e que o motivo do Brasil não se desenvolver é porque o Estado estaria, supostamente, “inchado” de funcionários.

Desmentindo isso, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publica periodicamente estudos como esse que apresentamos no gráfico, que indicam exatamente o contrário: quanto mais funcionários públicos, mais desenvolvido é o país.

Isso é assim pelo motivo óbvio de que haverá mais mão de obra para atender à população com serviços públicos de qualidade. Como se observa, o Brasil está quase no final da lista de países quando o assunto é a quantidade de funcionários públicos.

Por isso, não faz sentido aprovar uma Reforma Administrativa que reduz o número deles. Para desenvolver o país, é preciso mais serviços oferecidos à população e isso demanda mais gente contratada. É hora de abandonar mais essa lenda neoliberal e dizer não à Reforma Administrativa.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #LendasdoServiçoPublico, #ConcursoPublicoJá, #MentirasNeoliberais, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Mais servidores(as) públicos(as) sim, Reforma Administrativa não!

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...