Fenasps

quarta-feira, 02/12/2020

Estudo do IPEA mostra que é falsa a afirmação que ‘produtividade no setor privado é maior que no público’

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Alguém já disse que uma mentira contada 100 vezes se torna verdade. No entanto, a ciência existe para desfazer frases prontas como essa. Ouvimos tantas vezes que o serviço público é menos produtivo do que o realizado nas empresas privadas que parece um absurdo dizer que os trabalhadores de uma repartição pública produzem mais do que os de uma multinacional, mas é assim mesmo que funciona na vida real.

Existem muitos estudos científicos, em diversos países, que demonstram que a evolução de produtividade do setor público é maior do que no setor privado. Esses estudos demonstram que servidores públicos entregam mais trabalho em menos tempo do que os trabalhadores de empresas que não são públicas.

Resgatamos um deles feito no Brasil, que foi divulgado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2009 e que abarcou um período de mais de 10 anos de coleta de dados.

O estudo se chama “Produtividade na Administração Pública Brasileira: Trajetória Recente” e desfaz a lenda contada pelos governos e pelo mercado de que o setor público é pouco produtivo.

Lenda que, inclusive, tem sido usada como justificativa para o projeto de Reforma Administrativa (PEC 32) que contribuirá para destruir os serviços públicos. Contra essa e outras lendas contadas por aí, devemos dizer não à Reforma Administrativa.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #LendasdoServiçoPublico, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Não acredite em fake news e diga não à Reforma Administrativa!

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...