Fenasps

sexta-feira, 13/11/2020

Debate das pautas de reivindicações dos trabalhadores(as) do INSS é tema de live da Fenasps. Confira íntegra

Agradecemos a todos os comentários e interações nesta live! Não perca a próxima! (arte: Pedro Mesidor)

Na última terça-feira, 10 de novembro, a Fenasps reapresentou a pauta de reivindicações dos(as) servidores(as) do INSS, em videoconferência com o presidente da autarquia.

Nesta audiência, como têm sido as outras, o INSS apenas tentou vender seu engodo e iludir a categoria, sem abrir um canal efetivo de negociação com o governo, da mesma forma que a federação vem fazendo desde a sua fundação, em 1984.

Por isso, nesta quarta-feira, 18 de novembro, às 18h, a FENASPS realizou esse importante debate, transmitido ao vivo (“live”), tendo como tema: a defesa de melhores condições de trabalho para os(as) servidores(as) e o atendimento com qualidade à população no INSS! Você pode participar por meio do canal da Fenasps no Youtube e da página oficial da federação no Facebook.

INSS: problemas estruturais

Apesar de o INSS expor que a gestão avança em novas tecnologias, os servidores(as) e os(as) trabalhadores(as) que buscam o INSS conhecem a realidade concreta dos problemas estruturais do INSS e o avanço da intensificação do trabalho e adoecimento da categoria e, principalmente, as diversas e imensas barreiras de acesso da população aos seus direitos.

Nos últimos anos, as novas tecnologias e os programas de gestão dobraram a produção do INSS, mesmo com a redução de quase 50% do seu quadro funcional. Nesse cenário, os(as) servidores(as) do Seguro Social não tiveram nenhuma contrapartida ou valorização, mas sim o aprofundamento do arrocho salarial, piora das condições de trabalho, e o aumento do adoecimento e de medidas de assédio moral.

Está ocorrendo uma explosão do adoecimento da categoria: no ano de 2019, por exemplo, quase 70% de todos os servidores e servidoras do quadro funcional do INSS necessitaram de afastamento para tratamento de saúde. Veja a tabela abaixo, com o número total de servidores(as) e de afastamentos no período de 2016 a 2019:

 AnoTotal de servidores(as)Total de afastamentos% de afastamentos
201626.06910.24939,30%
201725.52410.15239,80%
201824.05911.34947,20%
201919.74412.77664,70%
Fonte: Base de dados do INSS, fornecidos pelo e-SIC, em 23/10/2020 (Elaboração própria, 2020)


Não podemos aceitar o aprofundamento da precarização do trabalho dos(as) servidores(as) e o seus rebatimentos diretos no reconhecimento dos direitos da população!

Inscreva-se já no nosso canal do Youtube e curta a página oficial no Facebook! Confira a íntegra da live pelo player abaixo:

SOMENTE UNIDOS(AS) EM LUTA COM TODOS OS SETORES DA CLASSE TRABALHADORA SERÁ POSSÍVEL DERROTAR ESTE PROJETO DE DESMONTE DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL E DA MAIS IMPORTANTE AUTARQUIA DO PAÍS!

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...