Fenasps

quinta-feira, 08/10/2020

A reforma Administrativa é racista! Saiba o porquê

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (arte: divulgação)

No Brasil, o racismo deixa a população negra mais vulnerável socialmente em relação aos brancos e, por consequência, mais dependente dos serviços públicos.

Serviços básicos como coleta de lixo, tratamento de esgoto e fornecimento de água potável são menos oferecidos para negros e negras, que estão mais sujeitos a habitar aglomerados subnormais (favelas) ou se encontrarem em situação de rua.

A Reforma Administrativa vai reduzir a presença do serviço público na periferia, pois visa diminuir o número de servidores(as) e ampliar a terceirização e privatização desses serviços.

Isso vai prejudicar todos os pobres, mas mais os(as) negros(as), que são mais dependentes do Poder Público para viverem com dignidade. Por isso, a Reforma Administrativa também é uma reforma racista e devemos combatê-la!

Campanha

A Fenasps iniciou no último dia 16 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo no início do mês de setembro. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #RacismoNao, #ReformaRacista e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Serviço público sim, racismo não!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...