Fenasps

sexta-feira, 19/07/2019

Nota de falecimento – Walter Barelli

 

A Diretoria Colegiada da Fenasps informa, com grande pesar, o falecimento do economista Walter Barelli, ocorrido nessa quinta-feira, 18, em São Paulo/SP, a uma semana de completar 81 anos.

 

Barelli estava internado desde o início de abril no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, depois de sofrer uma queda e bater a cabeça. Viúvo, ele deixa três filhos: Suzana, Pedro e Paulo.

 

Por volta das 15 horas desta sexta-feira, 19 de julho, até às 22 horas, ocorre o velório de Barelli, na cripta da Catedral da Sé, em São Paulo. Já o enterro será às 11h deste sábado, 20, no Cemitério Gethsemani Anhanguera, também na capital paulista.

 

1

Walter e seus três filhos em um momento de descontração (Reprodução: arquivo pessoal)

 

Barelli participa da reinvenção do Dieese
Durante a ditadura militar, em 1965, Barelli assumiu o cargo de diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), e permaneceu lá por 25 anos, até 1990.

 

Sob seu comando, o Dieese ganhou visibilidade e credibilidade. Foi, durante muitos anos, a instituição com mais prestígio em relação às estatísticas do mercado de trabalho. Sua atuação no órgão fez com que fosse preso pelos militares em 1979, mas diante da forte mobilização de políticos e sindicalistas, foi solto rapidamente.

 

No período da redemocratização, Barelli participou também da elaboração de projetos para a Assembleia Nacional Constituinte.

 

Alguns dirigentes da Fenasps chegaram a fazer cursos no Dieese durante sua gestão e lamentaram profundamente o falecimento do economista, que também foi ministro do Trabalho, de 1992 a 1994, no governo de Itamar Franco.

 

Nos solidarizamos com a família de Walter Barelli neste momento de dor e consternação. Descanse em paz, Walter!

 

Baixe aqui a nota de falecimento em formato pdf.

 

*com informações da Revista Fórum.

Últimas notícias

sexta-feira, 08/11/2024 Via ofício, FENASPS solicita audiência com INSS para debater retorno ao trabalho e reposição das demandas represadas da greve Em ofício protocolado nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS solicitou uma audiência ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com objetivo de dirimir os ...
sexta-feira, 08/11/2024 Reforma da Previdência, fim do RJU, lutas e resistência: veja o que a FENASPS debateu no 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS participou do 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria, evento que teve iniciativa do Andes-SN, com ...
quinta-feira, 07/11/2024 Após reivindicação da FENASPS, INSS reverte corte de ponto de servidores grevistas Após a reunião com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) realizada nessa quarta-feira, 6 de novembro, o INSS atendeu à reivindicação da FENASPS ...