Fenasps

sexta-feira, 16/05/2014

Veja como foi o 15 de maio – Dia Nacional de Luta em todo o país

1

 

Em mais um Dia Nacional de Luta, realizado nesse dia 15 de maio, os sindicatos da base da Fenasps somaram forças com outras categorias do funcionalismo público e realizaram diversos atos de norte a sul do país.

 

Seja com paralisações nas atividades, atos públicos, distribuição de panfletos ou demonstrações de luto contra o governo, os trabalhadores do Seguro, da Seguridade Social e Anvisa demonstraram que estão na luta para valer!

 

Veja abaixo a lista dos estados que fizeram atividades:

 

Espírito Santo – Sindsaudeprev/ES

A luta foi bonita! 3 mil trabalhadores lotaram as ruas do Centro da capital capixaba no dia da grande mobilização da classe trabalhadora, quinta-feira, 15 de maio de 2014. O Sindsaudeprev-ES mais uma vez esteve presente neste ato que mostrou a força dos trabalhadores diante da falta de compromisso dos governantes com a Saúde pública e outros serviços públicos e com a população em geral.

 

Caminhada unificada: o ato público da grande mobilização reuniu trabalhadores da Saúde, da Educação, de órgãos públicos do Estado, agrupando servidores municipais, estaduais e federais.

 

 

*Fonte: site do Sindsaudeprev/ES.

 

Mato Grosso – Sindsprev/MT

Na capital mato-grossense, Cuiabá, e na cidade de Várzea Grande, a adesão foi de 100%: todas as Agências da Previdência Social (APS) aderiram à paralisação do Dia Nacional de Luta.

 

Nessas APS não houve nenhum tipo de atendimento com hora marcada, tanto perícia médica, quanto de benefício e demais informações. Os segurados do INSS foram informados sobre a paralisação nacional e orientados a retornar às APS na sexta-feira, 16, ou somente na segunda, 19.

 

Minas Gerais – Sintsprev/MG

Manifestações nas ruas, nas portas das sedes dos ministérios da Previdência e da Saúde e ainda na APS Santa Efigênia, todas no centro de Belo Horizonte, marcaram o Dia Nacional de Lutas e Paralisação, promovido pelo Sintsprev/MG, nesta quinta-feira (15). O ato faz parte da campanha salarial nacional unificada. Além de Belo Horizonte, houve paralisações em Pirapora, Januária e Montes Claros, no interior mineiro.

 

Com bandeiras, faixas, charanga e muita animação, os trabalhadores percorreram os diversos locais, demonstrando insatisfação com as precárias condições de trabalho, que trazem prejuízo para eles próprios e principalmente para a população, que não recebe o atendimento que merece. Diversos servidores deixaram o trabalho e foram se solidarizar, incorporando à manifestação.

 

*Fonte: site do Sintsprev/MG.

 

Pará – Sintprevs/PA

Servidores Públicos Federais de Belém aderiram ao Dia Nacional de Luta e cruzaram os braços durantes esta quinta-feira (15). Os trabalhadores se concentraram no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde e na Gerência da Previdência Social. No total, quatro Agências da Previdência na capital paraense tiveram paralisação total, enquanto que em outras três a ação aconteceu de forma parcial.

 

O interior do Estado também aderiu à mobilização. Ao final das atividades os trabalhadores realizaram uma assembleia e deliberaram pelo Estado de Greve na Capital e no interior enquanto o governo não atender a pauta de reivindicação.

 

*Fonte: site do Sintprevs/PA.

 

Rio Grande do Norte – Sindprevs/RN

O Sindprevs/RN, em parceria com a FENASPS, promoveu na manhã desta quinta-feira (15/5) um ato público na sede do INSS em Natal. O evento fez parte das ações articuladas para o Dia Nacional de Lutas e levou diversas informações e orientações aos servidores da instituição.

 

O vice-presidente do Sindprevs/RN Júlio Nicácio lembrou aos presentes a importância da participação da categoria nas lutas por melhores condições de trabalho. Ele destacou que o governo federal tem desvalorizado os servidores e impondo perdas constantes nos rendimentos dos ativos e inativos. Agora, a expectativa é que a categoria aprove em assembleia, a ser realizada ainda no mês de maio, o indicativo de paralisação por tempo indeterminado.

 

*Fonte: site do Sindprevs/RN.

 

Rio Grande do Sul – Sindisprev/RS

A mobilização internacional contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, intitulada de 15M, ganhou as ruas de Porto Alegre, nessa quinta-feira (15). Centenas de estudantes e trabalhadores de sindicatos, coletivos e movimentos sociais realizaram um grande ato público em frente à prefeitura da Capital gaúcha, no Centro Histórico.

 

Com faixas, cartazes e adesivos, os manifestantes repudiaram os gastos públicos com o Mundial e as desapropriações causadas pelas obras. Alguns dos dizeres nos cartazes traziam a frase “Da Copa eu Abro Mão”. Nesse tom, os manifestantes exigiam mais investimentos em saúde e educação, por exemplo.

 

*Fonte: site do Sindisprev/RS.

 

Santa Catarina – Sindprevs/SC

Os servidores do INSS, Ministério da Saúde e Anvisa em Santa Catarina aderiram à paralisação de 24 horas em todo o País, convocada pela Fenasps, nesta quinta-feira, dia 15 de maio. Os trabalhadores, como parte da Campanha Salarial 2014, realizaram um Ato Público em frente aos os prédios da Superintendência Regional Sul do INSS e do Ministério da Saúde, no Centro de Florianópolis.

 

Na avaliação dos trabalhadores essa foi a primeira grande mobilização do ano e a luta está só começando. Os trabalhadores usaram um adesivo com os dizeres “NEGOCIAÇÃO JÁ” e distribuíram uma carta à população. Representantes das cidades do interior vieram par ao Ato na Capital e quem não veio ao Ato ficou mobilizando no seu local de trabalho e dialogando com a população explicando o porquê deste dia de luta.

 

*Fonte: site do Sindprevs/SC.

 

São Paulo – Sinsprev/SP

Diversas APS realizaram paralisação na capital paulista e no interior. Araraquara, Avaré, Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Taquarituba e Tatuí foram algumas cidades onde foram registradas paralisações no interior.

 

Veja o quadro completo de APS no site do Sinsprev/SP.

 

Paraná – Sindprevs/PR

Os funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Cascavel também aderiram à mobilização nacional realizada nesta quinta-feira (15), em busca de reposição salarial, melhores condições de trabalho, Plano de Carreiras, redução da jornada de trabalho para 30 horas e a realização de novo concurso público para contratação de novos servidores. A agência, que deveria começar a atender às 7 horas da manhã, ficou fechada até às 9 horas como forma de chamar a atenção do Governo Federal.

 

Houve paralisações também na APS XV de Novembro em Curitiba, e na APS em Guarapuava. Já no Ministério da Saúde, a paralisação foi realizada em Maringá.

 

*Fonte: site do Sindprevs/PR.

Últimas notícias

terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...
terça-feira, 16/04/2024 Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo Com participação de militantes de vários estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, ...
segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...