Fenasps

sexta-feira, 30/07/2021

Nota da Fenasps sobre Encontro dos Servidores Públicos das Três esferas de Governo. Confira o manifesto!

Mais de 5 mil trabalhadores(as) no Setor Público se inscreveram para este evento, um sucesso! (imagem: reprodução)

A FENASPS compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), composto por 27 entidades do funcionalismo federal, representando o conjunto dos servidores(as).

No primeiro trimestre de 2021, o Fonasefe tomou a iniciativa de propor para as 11 maiores Centrais Sindicais do país e ao conjunto dos servidores públicos de todo o país, a realização do Encontro dos(as) Trabalhadores(as) das Três esferas de Governo, que contemplam mais de 11 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, no setor público.

Com muita determinação, os esforços se materializaram em atividades por todo o país, envolvendo debates, seminários e encontros, com servidores(as) de base das entidades sindicais, dos servidores municipais, estaduais e federais, organizados em Fóruns Estaduais, culminando nos dias 29 e 30 de julho no maior encontro deste setor na história da classe trabalhadora, com mais de cinco mil inscritos. Só no dia 29, foram mais de 15 mil visualizações na transmissão de abertura.

Nesta sexta, 30, foram formados 16 grupos de trabalho com mais de 1 200 servidores, sendo 43% municipais, 33% estaduais, 28% federais e 3% de outros setores. Esses números são muito representativos e demonstraram a unidade que os servidores(as) para derrotar a PEC 32/20 e outros ataques ao funcionalismo público.

No decorrer dos debates, diversos outros setores e outras entidades se incorporaram a esta iniciativa, que visa unificar o conjunto da classe e lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores e pela derrubada da PEC 32 (a chamada ‘reforma administrativa’).

Na abertura do evento, em 29 de julho, houve uma transmissão ao vivo (confira aqui) com representantes das Centrais, entidades sindicais, parlamentares dos partidos apoiadores desta luta, incluindo os da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, e também partidos políticos organizados.

Já no segundo dia do encontro, neste dia 30 de julho, pela manhã, houve abertura com as representações das organizações que convocaram o evento e grupos de trabalho. À tarde, o evento teve debate com relevantes palestrantes, dentre eles a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.

Manifesto

Ao final do encontro, foi publicado um manifesto para mobilizar o conjunto dos(as) trabalhadores(as) visando o fortalecimento da luta em Brasília nesta terça-feira, 3 de agosto, quando os parlamentares retornam do recesso parlamentar. Além disso, os servidores federais devem consolidar a construção da Greve Geral no dia 18 de agosto. Confira mais na imagem abaixo:

Confira os encaminhamentos do Encontro Nacional (clique para ampliar)

Confira abaixo o manifesto do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público:

O presente Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público é fruto do esforço de construção e de um amplo processo de unidade das centrais sindicais CUT; CSP-CONLUTAS; CTB; PÚBLICA; CGTB; UGT; Força Sindical; Intersindical Central da classe trabalhadora; NCST – Nova central; CSB, além de outras entidades representativas do movimento de trabalhadores e trabalhadoras como FONASEFE, Movimento BASTA, UPB – União dos Policiais do Brasil, e também da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

Os resultados desse evento, estampados neste documento, apontam o caminho para o combate à política criminosa e destruidora dos serviços e dos servidores públicos estabelecida na Proposta de Emenda Constitucional 32, que impõe um duro golpe às políticas sociais de saúde, educação, segurança, dentre várias outras, e a extinção dos regimes jurídicos únicos nas esferas dos municípios, estados e União, vilipendiando de forma perversa os preceitos constitucionais da Carta Magna de 1988.

Esse encontro aponta o caminho da luta e da resistência e chama o povo brasileiro a somar-se nessa cruzada para evitar um duro golpe nas conquistas e direitos sociais de nosso povo consignados nessa terrível reforma administrativa.

A derrota da PEC 32 é a vitória do povo trabalhador brasileiro! Esse é o nosso propósito e essas são nossas tarefas!

Leia aqui a íntegra do documento.

A FENASPS parabeniza o conjunto dos servidores(as) federais, especialmente os(as) da nossa base, que participam ativamente nos debates e eventos de importância da categoria.

Juntos vamos construir esta unidade em todo o país. Lutar não é crime, vamos derrotar este projeto fascista ultraliberal!

FORA BOLSONARO E MOURÃO!

Diretoria Colegiada da FENASPS

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...