ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI

Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do protocolo de funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente.
Os representantes dos dois fóruns foram recebidos pessoalmente pelo secretário de relações de trabalho do MGI, Jose Lopez Feijóo, e sua equipe. O secretário concedeu 3 falas para os representantes e, em seguida, expôs sua preocupação com as falsas denúncias contra as entidades sindicais, como no caso do INSS, e indicou prioridade à regulamentação da convenção n° 151 da OIT. Ainda segundo Feijóo, a 1ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente deve ocorrer na primeira quinzena de Março.
A consolidação da pauta se deu após longo debate entre as entidades nacionais representativas das servidoras e servidores públicos federais que integram o Fonasefe. Cada entidade contribuiu com os anseios e necessidades de suas bases na perspectiva de construção de uma pauta unitária e em prol de um serviço público de qualidade. Ao mesmo tempo, buscando sempre o diálogo com o Fonacate para a estruturação de uma pauta unitária também com o Fórum.
Entre as reivindicações da pauta de 2026, constam itens econômicos, como reajuste salarial para 2027, a instituição do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, itens que não foram atendidos nos anos anteriores e o pedido de revogação de medidas que afetam negativamente as servidoras, servidores e os serviços públicos.
2026 será um ano de grandes lutas!
Importante seguir firme na luta até atendimento das reivindicações.
CLIQUE AQUI e confira a íntegra da Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial 2026.
CLIQUE AQUI e confira a íntegra da Estudo Técnico 523 – FONASEFE Inflação e Reajustes – Jan/2026
Fonte: FONASEFE