Fenasps

quinta-feira, 30/10/2025

FENASPS e entidades que lutam em defesa dos servidores intoxicados da FUNASA realizam ato no Ministério da Saúde – 29/10

Cerca de mil servidores e servidoras do Ministério da Saúde de todo o país realizaram um grande ato em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, cobrando do governo a agilização dos projetos que garantem assistência e reparação à saúde dos trabalhadores da extinta SUCAM, vítimas de intoxicação por inseticidas utilizados no combate às endemias.

Durante a mobilização, mais de 70 militantes — representando todos os estados da federação — participaram de uma audiência coletiva com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. A equipe se comprometeu a convocar, até o dia 10 de novembro, um grupo de trabalho (GT) para discutir e encaminhar as reivindicações dos servidores intoxicados.

AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA SAÚDE

Uma comissão formada por oito representantes de base e das entidades FENASPS, CNTSS e CONDSEF foi recebida em audiência pelo ministro Alexandre Padilha. O ministro assumiu o compromisso de compor o GT dos intoxicados e encaminhar, em regime de urgência, as demandas da categoria à Presidência da República, buscando as providências necessárias.

Essa é uma luta histórica e de enorme importância: o reconhecimento, pelo governo, da urgência na tramitação dos projetos que instituem um plano de assistência à saúde, indenizações e gratificações específicas representa um passo essencial para fazer justiça a esses trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram suas vidas ao combate às endemias, salvando milhões de pessoas em todo o país.

A FENASPS reafirma que a luta dos servidores — ativos e aposentados — deve seguir firme e cotidiana, com unidade e determinação. Entre as tarefas imediatas do funcionalismo, é urgente derrotar a PEC 38, a chamada “reforma administrativa”, que destrói os serviços públicos e ameaça direitos históricos da classe trabalhadora.

Parabéns a todos e todas que participaram dessa jornada. A luta continua!

CLIQUE AQUI e confira a íntegra da PEC nº 101/ 2019 – Acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para dispor sobre a concessão de Plano de Saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, que manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT, e dá outras providências.

CLIQUE AQUI e confira a íntegra da PL nº 5489/2023 – Prevê assistência à saúde integral para servidores da Sucam e Funasa que manusearam inseticidas carcinogênicos.

O diretor da FENASPS, Carlos Roberto (CARLÃO) fez importante fala durante o ato. Veja no vídeo abaixo:

Últimas notícias

quinta-feira, 25/06/2026 Veja o parecer da assessoria jurídica da FENASPS sobre a regulamentação da Convenção 151 da OIT Análise aponta avanços no PL 1.893/2026, mas defende mudanças para garantir negociação real, cumprimento dos acordos, direito de greve e responsabilização de gestores A ...
terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...