Fenasps

quinta-feira, 11/09/2025

Fenasps e Fonasefe realizam jornada de luta contra a Reforma Administrativa no Congresso e no MGI em 10/09

Mobilização reuniu centenas de trabalhadores da Educação, Saúde e Previdência e segue com audiência pública nesta quinta feira (11)

Brasília (DF) —Trabalhadores e trabalhadoras da Educação, Saúde e Previdência participaram, nesta quarta-feira (10), da jornada de luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) organizada pela Fenasps em conjunto com as entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O dia começou, com um ato unificado no Anexo II da Câmara dos Deputados. Servidoras e servidores de diversos estados ergueram faixas, cantaram palavras de ordem e denunciaram a proposta que destrói os serviços públicos. Mesmo diante do forte aparato de segurança e de tentativas de repressão por parte da polícia legislativa, os trabalhadores mantiveram a atividade no Congresso Nacional, lembrando aos parlamentares que a categoria não aceitará retrocessos. Os manifestantes lembraram os parlamentares de que a população não irá tolerar retrocessos: “Não é reforma, é destruição! Quem votar, não volta!”


No período da tarde, a mobilização seguiu em marcha até o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Esplanada dos Ministérios. Lá, dirigentes da Fenasps e de outras entidades cobraram do governo o cumprimento integral dos acordos de greve de e alertaram que a categoria seguirá vigilante até que todos os compromissos assumidos sejam cumpridos. As falas destacaram que a chamada reforma administrativa retira direitos, fragiliza carreiras e ataca diretamente a população que mais precisa do SUS, da escola pública e das políticas sociais.

As atividades continuam com audiência pública e mobilização permanente

A jornada de luta terá sequência nesta quinta-feira (11). Às 9h, haverá novo ato em frente ao Anexo II da Câmara. Em seguida, às 10h, será realizada audiência pública no Plenário 1 do mesmo Anexo, na Comissão de Trabalho e Serviços Públicos. No período da tarde, às 13h, as entidades convocam manifestação em frente ao MGI para manter a pressão sobre o governo.
A Fenasps manterá a luta, com militantes nos aeroportos, no Congresso Nacional e com mobilizações nos locais de trabalho, para recepcionar parlamentares e denunciar os ataques contidos na Reforma Administrativa. A mobilização integra o calendário de lutas do Fonasefe, que realiza semanalmente atos no Aeroporto de Brasília, todas as terças-feiras.

Unificar forças para barrar os retrocessos

A jornada desta semana reforça a necessidade de unir esforços de todas as categorias. A mobilização no Anexo II e no MGI demonstrou a força dos servidores federais. Seguiremos firmes, em unidade, para barrar essa proposta de destruição do serviço público e garantir que o governo cumpra o que foi acordado. A Federação ressalta que continuará construindo a unidade com outras entidades da classe trabalhadora e conclama a categoria a se manter em estado de mobilização até a retirada definitiva da Reforma Administrativa e avanço nas pautas.

Confira as fotos e vídeos da jornada logo abaixo e acompanhe as próximas mobilizações!

.

Últimas notícias

quinta-feira, 25/06/2026 Veja o parecer da assessoria jurídica da FENASPS sobre a regulamentação da Convenção 151 da OIT Análise aponta avanços no PL 1.893/2026, mas defende mudanças para garantir negociação real, cumprimento dos acordos, direito de greve e responsabilização de gestores A ...
terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...