Fenasps

quarta-feira, 28/05/2025

Nota de repúdio a ataques misóginos contra a ministra Marina Silva


Nessa terça-feira, 27 de maio, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, sofreu ataques misóginos enquanto participava de uma audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado sobre a criação de unidades de conservação no Amapá, na região da bacia do Rio Amazonas.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) e o presidente da Comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), tiveram um comportamento visivelmente ofensivo e machista, demonstrando uma postura inaceitável em nenhum lugar, muito menos em uma casa congressual. Os parlamentares, diante da ministra, desferiram palavras que evidentemente desqualificaram o debate tratado na comissão do Senado, por puro deboche e provocação.

As interrupções, os ataques e até mesmo o reincidente desligamento do microfone da ministra demonstram desrespeito e ódio, marcas de uma sociedade patriarcal, que criaram um cenário grotesco e gratuito de ofensas e misoginia que foi transmitido à população e esvaziaram o necessário debate público sobre a pauta analisada.

A FENASPS repudia veementemente as agressões dirigidas à ministra Marina Silva, e reafirma que, diante de cenas como essas, a violência política de gênero e a de raça ainda se fazem presentes em muitas esferas sociais. Contudo, no Congresso Nacional, ela não somente deve ser combatida, como também punida exemplarmente.

Nos solidarizamos com a ministra Marina Silva e com outras mulheres em todos os espaços, sejam públicos, seja no Congresso Nacional, sejam mulheres trabalhadores – do campo ou das cidades – sejam mulheres com cargos de poder.

MACHISTAS NÃO PASSARÃO!

Últimas notícias

segunda-feira, 14/07/2025 Taxar os super ricos é uma medida justa e necessária NÃO TENHO DÚVIDA DA NECESSIDADE DE TAXAR OS SUPER RICOS. MAS PRECISAMOS DE UM PROJETO DE PAÍS. A Auditoria Cidadã alerta, conforme nossos estudos. ...
sexta-feira, 11/07/2025 Reforma Administrativa: É mentira que a proposta do Congresso Nacional não vai atingir os atuais servidores Discurso de que a reforma atingiria apenas futuros servidores é pra desmobilizar o funcionalismo público Os defensores da Reforma Administrativa do Congresso Nacional usam ...
sexta-feira, 11/07/2025 Unidade de todos os servidores na luta contrarreforma administrativa O argumento de “combate aos supersalários”, promovido pelos deputados da extrema direita e centrão em prol da Reforma Administrativa, é um espantalho usado para ...